CENTROS DE SAÚDE

Unidades da Região Leste passam por reformas, mas usuários querem nova sede

Centro de Saúde Mariano de Abreu, no Bairro Casa Branca, e Centro de Saúde São José Operário, no Nova Vista, receberam visita técnica 

terça-feira, 18 Julho, 2017 - 16:15
Vereador, gerentes de centros de saúde e representantes da PBH, em viista técnica da Comissão de Saúde e Saneamento

Foto: Rafa Aguiar / CMBH

Com reformas iniciadas há cerca de 40 dias, incluindo a modificação de consultórios e o nivelamento de pisos, o Centro de Saúde Mariano de Abreu, no Bairro Casa Branca, foi uma das unidades vistoriadas pela Comissão de Saúde e Saneamento, nesta terça-feira (18/7). A comunidade e os funcionários reivindicam a construção de uma nova sede, para uma reestruturação física e um melhor atendimento. Na sequência, a comissão foi ao Centro de Saúde São José Operário, no Bairro Nova Vista, onde serão iniciadas, em breve, obras de revitalização. Nas visitas, os usuários reclamaram da falta de medicamentos, da demora para consultas especializadas, da dificuldade para renovação de receitas, da falta de papel para impressão e da demora do atendimento.

Com aproximadamente 70 funcionários e 17 mil usuários, o Centro de Saúde Mariano de Abreu totaliza cinco equipes do Programa Saúde da Família (PSF), com médico, enfermeiro,  auxiliares de enfermagem, ACSs e 6 ACEs. A equipe de apoio conta com pediatras, ginecologista e clínico.  Na odontologia, são três dentistas e 12 consultórios, além da equipe de apoio e do PSF.

Reforma  X Nova unidade

De acordo com a gerente do Centro de Saúde Mariano de Abreu, Luiza Maria Furbeta Boeri, a reforma é muito bem vinda, mas a comunidade quer um novo centro de saúde, não abrindo mão de que funcione no mesmo local. “Como está muito difícil conseguir um imóvel para alugar, com documentação em dia, proponho a colocação de containers provisórios para realizar os atendimentos, enquanto seja feita a demolição e a construção da nova unidade”, sugeriu.

Conforme justificou o gerente de Controle de Zoonoses do Distrito Sanitário Leste, José Marcos Santiago, a prefeitura começou a fazer pequenas reformas e adequações em algumas estruturas do posto, enquanto ainda não se constrói uma nova unidade, visando tanto a qualidade do atendimento à população, quanto às condições do ambiente de trabalho.

Para o vereador Flávio dos Santos (PTN), que requereu a visita, é preciso alugar um imóvel, para que o atual posto seja demolido e que seja construída uma nova edificação. “A vacinação estava sendo feita em uma área descoberta, a refeição dos funcionários em meio à sujeira e o atendimento de psicologia e de fonoaudiologia em duas mesas no porão, cercadas por arquivos”, relatou. O vereador destacou ainda que, apesar da pintura já ter contribuído para a melhoria do ambiente, falta espaço físico no centro de saúde.

Centro de Saúde São José Operário

O Centro de Saúde São José Operário recebeu funcionários da prefeitura nesta terça-feira para verificar as necessidades de revitalização da unidade. A gerente do posto, Vera Lúcia de Oliveira, destacou as condições da sala de espera, que, para ela, comporta satisfatoriamente o número de pessoas que aguardam atendimento.

Com 11,4 mil usuários cadastrados e mais de 60 servidores, o Centro de Saúde São José Operário possui três equipes completas de PSF. No quadro, falta um auxiliar de enfermagem. A equipe de apoio conta com médico, enfermeiro, dentista, psicólogo e profissionais do Núcleo de Assistência à Saúde da Família (Nasf). A unidade possui, ainda, sete ACEs e 12 ACSs,

A equipe de odontologia possui três dentistas, três auxiliares e um técnico em higiene dental, que atendem em dez consultórios. No que se refere aos medicamentos, faltam fitas de glicemia e insulina.

Conforme constatou o vereador Flávio dos Santos, diferentemente da outra unidade vistoriada, o Centro e Saúde São José Operário tem seus prontuários devidamente guardados, em uma sala fechada.

Superintendência de Comunicação Institucional

[flickr-photoset:id=72157683945433001,size=s]