CENTRO DE SAÚDE

Infraestrutura precária compromete o atendimento em unidade no Bairro Serra

Comissão irá cobrar retomada da construção de nova sede, conquistada há 10 anos pelo Orçamento Participativo

quinta-feira, 6 Julho, 2017 - 17:15

Foto: Rafa Aguiar / CMBH

Instalado em um casarão antigo, alugado pela PBH, o Centro de Saúde Nossa Senhora de Fátima, localizado no Bairro Serra, recebeu a visita técnica da Comissão de Saúde e Saneamento, nesta quinta-feira (6/7). Problemas estruturais e espaço pequeno estão entre as principais limitações constatadas pelos requerentes da atividade, vereadores Edmar Branco (PT do B) e Catatau da Itatiaia (PSDC). A comissão irá encaminhar ofício aos órgãos competentes, solicitando a retomada da construção de nova unidade, conquistada há 10 anos pelo Orçamento Participativo.

Atendendo em um imóvel de dois pavimentos, com estrutura física e mobiliário antigo e obsoleto, o C.S. Nossa Senhora de Fátima necessita de muitas melhorias em sua infraestrutura. O acesso a todas as dependências é inadequado aos portadores de necessidades especiais. Tanto na área interna como externa, os pisos são irregulares, mal conservados, com obstáculos de toda ordem, o que dificulta, consideravelmente, o acesso de pessoas que tenham algum tipo de limitação motora ou sensorial.

Para a gerente da unidade, Simone Couto, o imóvel, onde funciona o posto há pelo menos 15 anos, foi totalmente adaptado, mas ainda assim, as condições das instalações físicas e a falta de espaço são inadequadas para atender os quase 40 mil usuários. O representante da Comissão Local de Saúde, Antônio Gomes, informou que a construção de uma nova unidade foi conquistada pela comunidade no Orçamento Participativo 2017/2018. No entanto, problemas no projeto estrutural paralisaram todo o processo desde 2015, sem previsão de retomada pelos órgãos competentes.

Falta de segurança

A médica do C.S. Nossa Senhora Fátima, Alaís Oliveira, denunciou que os servidores estariam sofrendo com uma grave rotina de ameaças, agressões verbais e até físicas, além de arrombamentos noturnos e furtos de equipamentos e materiais. “Dois guardas municipais trabalham em dias alternados e os seguranças foram demitidos, deixando funcionários e usuários vulneráveis”, disse Oliveira.  

Encaminhamentos

Apesar dos problemas identificados, os parlamentares destacaram a dedicação dos profissionais da unidade. “É visível que a unidade possui uma excelente equipe de saúde, porém, as condições estruturais deixam muito a desejar”, disse Branco. Para Catatau da Itatiaia, “a construção da nova sede vai possibilitar o atendimento mais humanizado aos usuários”.

A comissão irá encaminhar ofício à PBH, à Secretaria de Saúde e à Sudecap, solicitando a retomada da construção de nova unidade do C.S. Nossa Senhora Fátima, bem como as melhorias das instalações da atual sede.

Superintendência de Comunicação Institucional

[flickr-photoset:id=72157683539715721,size=s]