CENTRO DE SAÚDE

Espaço é pequeno e faltam medicamentos controlados em unidade no Goiânia

Foram apontados, ainda, problemas como rachaduras na área interna e externa e falta de porteiro

terça-feira, 4 Julho, 2017 - 15:30
Vereadores e comunidade vistoriam espaço físico e condições de funcionamento do Centro de Saúde Goiânia

Foto: Rafa Aguiar / CMBH

A Comissão de Saúde e Saneamento realizou, nesta terça-feira (4/7), visita técnica ao Centro de Saúde Goiânia, na Região Nordeste. Vereadores constataram que o posto é pequeno para atender à demanda de 27 mil usuários, de bairros e cidades vizinhas, como Sabará. Além do espaço físico insuficiente, outros problemas foram observados, como rachaduras na área interna e externa, falta de medicamentos controlados, de porteiro e de uniforme para os agentes comunitários de saúde (ACSs). Incluído pela prefeitura entre os quatro centros de saúde contemplados por reformas na região, o posto já possui um terreno, conquistado por meio do Orçamento Participativo, destinado à construção de uma nova unidade, reivindicada desde 2013 pela comunidade. Buscando soluções para as questões apontadas, a comissão encaminhará ofício à Secretaria Municipal de Saúde.

Inaugurado em 2008 e atendendo aos Bairros Goiânia A e B, Vila da Luz e a usuários de Sabará, o Centro de Saúde Goiânia aguarda a chegada de uma nova gerente. A unidade possui seis equipes do Programa Saúde da Família (PSF), incluindo médico, enfermeiro, dois técnicos auxiliares e cinco ACSs (faltam três ACSs). Possui, ao todo, nove ACEs e uma equipe de apoio, composta por ginecologista, pediatra, nutricionista, fonoaudiólogo, fisioterapeuta e farmacêutico; e uma equipe de odontologia, incluindo três dentistas e quatro auxiliares. Conforme informou a ex-gerente adjunta, Neuslane Ríveres, o Centro de Saúde Goiânia possui, ainda, dois psicólogos do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf) e um da unidade, e doze consultórios.

Totalizando em média 27 mil usuários cadastrados e 97 funcionários, o posto apresenta problemas como rachaduras na área interna e externa, falta de espaço físico, de medicamentos controlados, de psiquiatra, porteiro, faxineira, além de computador e uniforme para os agentes comunitários de saúde (ACSs). Incluído pela prefeitura entre os quatro centros de saúde contemplados por reformas na região, o posto já possui um terreno para a construção de uma nova unidade, conquistado por meio do Orçamento Participativo.

Encaminhamentos

De acordo com o vereador Catatau da Itatiaia (PSDC), serão feitos encaminhamentos à Secretaria Municipal de Saúde e à Secretaria Municipal de Obras, a fim de verificar a viabilização da construção da nova unidade. “Buscaremos, também, informações junto à prefeitura sobre problemas como a falta de medicamentos e de profissionais”, completou.

Para o vereador Edmar Branco (PTdoB), em relação aos demais postos de saúde visitados, o Centro de Saúde Goiânia é o que se encontra em melhores condições, tanto para atender à comunidade, quanto no que se refere às condições de trabalho dos funcionários. Segundo o vereador, o posto é pequeno para atender a um grande número de usuários, mas a estrutura é muito boa. “Assim, com relação a questões pontuais, como falta de porteiro, faxineira, medicamentos, falta de uniforme e de computador para os ACSs e no que se refere ao problema das rachaduras, será vamos pedir informações à prefeitura”, informou. Branco ressaltou, ainda, que será encaminhada, também, à PBH a demanda de construção de um novo posto de saúde na região.

Superintendência de Comunicação Institucional

[flickr-photoset:id=72157682710844822,size=s]