AUDIÊNCIA EXTERNA

Revitalização do Córrego Tamboril será discutida com a comunidade local

Requerimento da audiência foi encaminhado após audiência da Comissão de Participação Popular, que ouviu as demandas dos moradores 

quarta-feira, 24 Maio, 2017 - 19:30
Córrego Tamboril expõe poluição e lixo a céu aberto

Imagem: Google StreetView

O tratamento e a revitalização do Córrego Tamboril e afluentes, antiga reivindicação do Bairro Jardim Felicidade, na Região Norte de BH serão debatidos nesta quinta-feira (25/5) na Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana. A solicitação da audiência pública foi justificada pela existência de um projeto para a região, com participação da Prefeitura de Belo Horizonte, demandando um diálogo mais amplo com os moradores e entidades que atuam no local sobre a revitalização dos córregos existentes na área. Para facilitar a participação popular, o encontro será às 18h30 na Escola Municipal Jardim Felicidade, situada à Rua Expedicionário Jesus Ramos, nº 250.

Depois de quase 30 anos de espera e dezenas de reuniões com o poder público, a comunidade local pode ter uma de suas principais demandas realizada. Alvo de um projeto que conta com a participação da PBH, que até hoje não saiu do papel, a revitalização do Córrego Tamboril, que corre ao longo da Avenida A, no Bairro Jardim Felicidade, e de seus afluentes, como o Catulo da Paixão Cearense, pode vir a se tornar realidade. Manifestada aos vereadores da Comissão de Participação Popular, em audiência externa que ouviu os moradores da região, a demanda foi encampada pelos parlamentares, que requereram o debate à Comissão de Meio Ambiente.  

Solicitada pelos vereadores Áurea Carolina (Psol) e Edmar Branco (PTdoB), respectivamente presidente e vice-presidente da Comissão de Participação Popular, além da titular Cida Falabella (Psol) e o suplente Pedro Patrus (PT), a reunião será realizada na Escola Municipal Jardim Felicidade, situada no bairro de mesmo nome, e em horário noturno, facilitando a participação de trabalhadores, comerciantes e moradores da região. Na abordagem do tema, os convidados deverão considerar os seguintes aspectos: projetos para a área do Bairro Felicidade; e planejamento para o tratamento e a revitalização do Córrego Tamboril e afluentes.

Convidados

Para ouvir os moradores e a Associação Comunitária do Bairro Jardim Felicidade, prestar informações e apresentar seus posicionamentos, foram convidados representantes do Subcomitê da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Onça; Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas; Rede de Apoio ao Desenvolvimento do Bairro Jardim Felicidade; Projeto Manuelzão; Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Patrimônio Cultural, Urbanismo e Habitação; e Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Patrimônio Cultural, Urbanismo e Habitação (Caoma); e Conselho Comunitário Unidos pelo Ribeiro de Abreu (Comupra).

Representando o poder público municipal, são aguardadas a Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte (Uubel); Secretaria Municipal de Meio Ambiente; Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura; Secretaria Municipal de Serviços Urbanos; e Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap).

O encontro é aberto à participação de qualquer cidadão interessado.

Superintendência de Comunicação Institucional