EDUCAÇÃO PARA CIDADANIA

Iniciando os trabalhos, vereadores mirins definem acordo de conduta

"Regimento Interno", elaborado coletivamente, vai orientar a atuação dos pequenos parlamentares nas reuniões do Câmara Mirim

quarta-feira, 24 Maio, 2017 - 19:15
Crianças participantes do projeto Câmara Mirim em reunião de formativa desenvolvida pelo projeto

Fotos: Abraão Bruck/Câmara de BH

Os vereadores mirins de Belo Horizonte se reuniram nesta quarta-feira (24/5) para mais uma atividade projeto Câmara Mirim, iniciativa de formação política e cidadã realizada há dez anos pela Câmara de BH, por meio da Escola do Legislativo, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) e o Centro Pedagógico da UFMG. As 45 crianças e adolescentes participantes do projeto discutiram e construíram coletivamente o Regimento de Conduta que vai orientar os trabalhos da atual legislatura durante todo o ano.

A proposta é que os vereadores mirins possam exercitar autonomias e construir, através do debate e da argumentação, as diretrizes que vão reger a convivência e o comportamento dos participantes ao logo do projeto.

Nas próximas reuniões – depois de definidos os termos do regimento – os vereadores mirins participarão de formações a respeito de temas ligados ao funcionamento do legislativo e se prepararão para realizar uma audiência pública simulada.

Como funciona o projeto?

A cada ano, são eleitos 45 vereadores mirins, entre alunos do 3º ciclo do ensino fundamental de dez escolas municipais e do Centro Pedagógico da UFMG. Os estudantes passam a se reunir uma vez por mês, na Câmara Municipal de Belo Horizonte, onde aprendem sobre o processo democrático, desenvolvem habilidades de oratória e trabalho em equipe, além de discutir problemas das comunidades e formular propostas para solucioná-los.

Ao final do projeto, os vereadores mirins discutem e votam as propostas, em sessão plenária. As matérias aprovadas são encaminhadas para a Comissão de Participação Popular da Câmara Municipal que, após análise de viabilidade, pode apresentá-las para tramitação regular no Legislativo Municipal.

Superintendência de Comunicação Institucional 

[flickr-photoset:id=72157681120137624,size=s]