AUDIÊNCIA PÚBLICA

Falta de recursos compromete abertura de escolas aos sábados e domingos

Programa promove interação com a comunidade, inclusão social e cultura de paz para crianças, adolescentes, jovens e adultos

sexta-feira, 26 Maio, 2017 - 12:45
pessoas visitam exposição em pátio de escola

Foto: Carlos Avelin / Portal PBH

Cento e setenta e três escolas municipais da capital permanecem abertas aos fins de semana. No lugar das aulas regulares, alunos e comunidade participam de atividades de lazer, esporte, arte e cultura. Contudo, a continuidade do Programa Escola Aberta, gerido pela prefeitura com recursos do Ministério da Educação, estaria ameaçada por falta de repasses financeiros para entidades parceiras e apoiadores. O assunto será tema de audiência pública da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo na próxima segunda-feira (29/5), às 18h30, no Plenário Helvécio Arantes.

Com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade da educação, promover a inclusão social e construir uma cultura de paz para crianças, adolescentes, jovens e adultos, sobretudo em áreas de vulnerabilidade, o Programa Escola Aberta em BH chegou a ser referência nacional, recebendo cerca de 150 mil pessoas por mês nas escolas aos sábados e domingos. Segundo o vereador Pedro Patrus (PT), no entanto, a falta de condições financeiras de algumas organizações para manter convênio está deixando crianças e jovens sem o benefício.

No debate, o parlamentar, que solicitou a audiência, pretende abordar, entre outros temas, os valores per capta repassados às instituições para o atendimento, seus resultados e o planejamento do atual governo para com o programa para os próximos anos.

Foram convidados para a reunião, dentre outros, representantes das Secretarias Municipais de Educação e de Políticas Sociais, dos Conselhos Tutelar Norte e Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e da 23ª Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude Civil de Belo Horizonte.

Superintendência de Comunicação Institucional