TRANSPORTE COLETIVO

Vereadores pedem mais segurança nas Estações São Gabriel, Barreiro e Diamante

Em visita técnica, parlamentares pediram presença da Guarda Municipal para ajudar na preservação do patrimônio

quarta-feira, 12 Abril, 2017 - 14:45

Foto: Rafa Aguiar/CMBH

Em visita técnica realizada nesta quarta-feira (12/4), a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário compareceu às Estações São Gabriel, Barreiro e Diamante. Juntos, os três equipamentos registram um fluxo diário de quase 300 mil passageiros, que fazem conexões entre o centro e os bairros. No local, os vereadores avaliaram a qualidade da infraestrutura disponibilizada aos usuários e aos trabalhadores do sistema. Os dados colhidos serão compilados em relatório a ser apresentado ao Poder Executivo, como forma de estimular melhorias que garantam um melhor atendimento à população. O requerente da atividade foi o vereador Cláudio da Drogaria Duarte (PMN).

Na Estação São Gabriel, um dos problemas percebidos tem a ver com a acessibilidade. Das três escadas rolantes disponíveis, apenas uma está em funcionamento, o que atrapalha a circulação de idosos e de pessoas com dificuldades de locomoção. Segundo o representante da BHTrans, no entanto, a expectativa é que o problema seja corrigido em breve, já que na última semana houve liberação de recursos para o conserto. 

De acordo com o vereador Cláudio da Drogaria Duarte, outra melhoria necessária diz respeito à sinalização. Em função da precariedade das marcações e da falta de equipe para orientar os usuários, muitas pessoas acabam circulando por áreas proibidas, expondo-se a situações de risco, em um local marcado por intenso fluxo de veículos pesados. Ainda na visita, o parlamentar defendeu a melhoria do sistema de iluminação da estação, já que reclamações de usuários dão conta do mau funcionamento do sistema no período noturno. 

Segurança

Na segunda etapa da visita técnica, os vereadores Cláudio da Drogaria Duarte e Wesley Autoescola (PHS) elogiaram a estrutura da Estação Barreiro, por onde circulam diariamente mais de 100 mil passageiros. Um dos pontos bem avaliados foi a limpeza do espaço, assim como a organização do fluxo de veículos e usuários, o que levou os parlamentares a classificarem a estação como um modelo para o restante do sistema na capital.

A despeito das qualidades percebidas na estrutura da estação, os vereadores defenderam melhorias no sistema de segurança no local. Atualmente, apenas um vigia faz a ronda da estação inteira, o que torna difícil o controle de atos de vandalismo e da entrada de pessoas que tentam pular as catracas. Os problemas de segurança, além disso, têm reflexo na conservação de alguns banheiros, que estão depredados e de onde chegaram a ser roubados equipamentos como cubas sanitárias e torneiras.

Das 12 escadas rolantes disponíveis, seis estão fora de operação em função de problemas técnicos. Gerente da BHTrans e um dos responsáveis pela gestão do espaço, Anderson Leal informou que os pedidos de reforma já foram realizados e que as intervenções terão início assim que os recursos forem liberados. 

Em vista do problema de segurança, verificado nas Estações Barreiro e Diamante, Cláudio da Drogaria Duarte e Wesley Autoescola defenderam o destacamento de guardas municipais, de modo a contribuir para a vigilância patrimonial e o bem estar dos frequentadores. Outra sugestão foi o destacamento de um funcionário para atuar como vigia na entrada dos banheiros, como forma de desencorajar furtos, atos de vandalismo e mau uso do espaço.

Direitos do trabalhador

Os vereadores ouviram também demandas de motoristas, agentes de bordo e outros trabalhadores do sistema de transporte público. Na Estação Barreiro, os profissionais pediram um refeitório mais amplo, já que o espaço disponível não acomoda a atual demanda. Já na Estação Diamante, a principal queixa diz respeito à dificuldade de acesso aos sanitários, segundo o representante do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário de Belo Horizonte. Os vestiários dos operadores estão situados fora da área da estação, em garagem situada no terreno anexo, o que dificulta a utilização dos banheiros, já que o tempo entre as viagens tende a ser muito curto. Trabalhadores que atuam na Estação Diamante, pediram ainda melhorias na infraestrutura de segurança da garagem, que não conta com portão e nem vigias, o que torna o local mais vulnerável a roubos, assaltos e casos de depredação a ônibus.

De acordo com Claudio da Doragaria Duarte, todos os apontamentos serão sistematizados em um relatório a ser entregue ao Poder Executivo. O objetivo é estimular o governo municipal, por meio dos órgãos pertinentes, a efetuar as mudanças necessárias para garantir o melhor funcionamento das estações. Na mesma perspectiva, o vereador Wesley Autoescola afirmou que vai apresentar, por meio da Comissão de Transporte, indicações ao prefeito solicitando a correção dos problemas verificados.

Superintendência de Comunicação Institucional   

[flickr-photoset:id= 72157680495749421,size=s]