SAÚDE E SANEAMENTO

Sete unidades de saúde da capital serão avaliadas pelos vereadores

Presidente anunciou esforço concentrado para acolher maior número possível de requerimentos antes do carnaval, a fim de definir cronograma 

quarta-feira, 8 Fevereiro, 2017 - 17:15
sugestão de pauta, visita técnica, centros de saúde

Foto: Abraão Bruck/Câmara de BH

As unidades de saúde de Belo Horizonte continuarão na mira da Comissão de Saúde e Saneamento em 2017. Em reunião nesta quarta (8/2), foram aprovadas visitas a sete equipamentos públicos que estariam enfrentando problemas como falta de médicos. No ano passado, a comissão realizou dezenas de visitas técnicas em várias regiões da cidade para verificar as condições de atendimento dos pacientes. Vereadores também falaram sobre a importância do estímulo à doação de sangue.

Assinados por Cláudio da Drogaria Duarte (PMN), os requerimentos solicitam a verificação in loco, pelos vereadores, dos centros de saúde Piratininga, no Bairro Novo Santa Mônica; Copacabana, Santa Mônica, Rio Branco, Céu Azul e Lagoa, situados nos bairros homônimos, todos na Regional Venda Nova. O objetivo, segundo o parlamentar, é de verificar as condições estruturais e de atendimento, ouvir usuários e servidores e encaminhar as demandas e sugestões ao Executivo Municipal, contribuindo para a maior eficiência e qualidade do sistema de saúde pública do município.

Ao solicitar a aprovação dos requerimentos, Cláudio da Drogaria Duarte relatou aos colegas alguns dos problemas que vêm sendo observados nas referidas unidades, como falta de médico em equipe de Saúde da Família e ausência de gerentes e sub-gerentes, exonerados sem reposição.

Outras unidades

Os integrantes da comissão também mencionaram problemas enfrentados em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais da capital, destacando a necessidade de realizar visitas técnicas, reivindicações e o acompanhamento permanente de ações e medidas referentes a esses equipamentos, de extrema relevância para a população. Catatau da Itatiaia (PSDC) ressaltou o excelente trabalho realizado pelo Hospital Mário Pena, especializado no tratamento do câncer, que atende 100% pelo SUS. Acolhendo pessoas carentes de BH e interior para tratamentos de alta complexidade, a instituição, segundo o vereador, depende de doações para sobreviver.

Flávio dos Santos (PTN) denunciou a falta de medicamentos e a precariedade no atendimento de pacientes na recém-inaugurada UPA Leste, na qual os pacientes não dispõem de abrigos externos para protegê-los do sol e da chuva e, mesmo na parte interna, os vidros da fachada não oferecem conforto térmico no interior do prédio.

Bim da Ambulância (PSDB) sugeriu a realização de um esforço concentrado, solicitando inclusive o apoio da assessoria, com a finalidade de acolher o maior número possível de requerimentos ainda antes do carnaval, permitindo a definição da ordem das visitas, com as respectivas datas e horários.

Doação de sangue

Por sua vez, Hélio da Farmácia (PHS) reforçou a necessidade de incentivar a doação de sangue na capital por meio da conscientização de cada cidadão, que segundo ele precisa tomar conhecimento da importância desse gesto desde os bancos escolares, uma vez que a doação é permitida desde os 16 anos. Para esse fim, o parlamentar anunciou o protocolo de projeto de lei propondo ações educativas nas escolas públicas do município, esclarecendo sobre a importância do gesto que pode salvar muitas vidas e criando uma cultura de doações regulares.

Superintendência de Comunicação Institucional