TRANSPORTE INDIVIDUAL

Lançada Frente Parlamentar de apoio aos taxistas de BH

Grupo de 13 vereadores vai mediar debate da categoria com o poder público na defesa de direitos

segunda-feira, 14 Março, 2016 - 00:00
Câmara lança Frente de apoio aos taxistas de BH - Foto: Bernardo Dias

Câmara lança Frente de apoio aos taxistas de BH - Foto: Bernardo Dias

Vereadores da Câmara de BH receberam taxistas e lideranças sindicais do setor nesta segunda-feira (14/3) para o lançamento da Frentaxi, nova frente parlamentar do legislativo municipal. Proposta pelo presidente da Casa, Wellington Magalhães (PTN), a Frente tem como objetivo aprofundar os canais de diálogo com taxistas, criando condições para qualificar o debate sobre demandas da categoria junto ao poder público, como a prefeitura e a BHTrans. Outros 12 parlamentares subscreveram a criação da Frentaxi: Antônio Torres-Gunda (PRP), Coronel Piccinini (PSB), Gilson Reis (PCdoB), Henrique Braga (PSDB), Joel Moreira Filho (PMDB), Jorge Santos (PRB), Juninho Paim (PT), Leonardo Mattos (PV), Lúcio Bocão (PP), Preto (DEM), Silvinho Rezende (PSB) e Veré da Farmácia (PSDC).

Ricardo Faeda, presidente do Sindicato Intermunicipal dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários, Taxistas e Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens de Minas Gerais (Sincavir), defendeu que a frente deve desempenhar um papel de mediação entre os profissioais e o poder público na luta pela garantia de direitos e na combate à cladestinidade. “É isto que pedimos desta frente: que ela encaminhe junto ao prefeito Márcio Lacerda para que ele faça prevalecer a lei e a fiscalização contra os aplicativos irregulares”, destacou o sindicalista, fazendo referência a serviços não regulamentados, como aqueles prestados pelo Uber.

Na mesma perspectiva, o vereador Lúcio Bocão defendeu o respeito à legislação em vigor e que a PBH, por meio da BHTrans, coloque de imediato em prática a lei que regula o funcionamento do Uber, normatizando o transporte individual de passageiros na Capital.

Não são só os aplicativos irregulares, contudo, que estarão na pauta da nova frente parlamentar criada na Câmara. Na reunião desta segunda, representantes da categoria tomaram o microfone para apresentar aos vereadores outras demanda concretas, que podem melhorar as condições de trabalho no ramo. Dentre elas estão, por exemplo, a defesa da liberação da instalação de insulfilm nos veículos e a crítica à exigência de instalação de taxímetros biométricos, o que segundo vários taxistas seria uma tecnologia onerosa e de difícil implantação, já que o número de empresas que vende o equipamento seria muito limitado.

Na atual legislatura, além da aprovação de lei que determina regularização de aplicativos de transporte em BH, a Câmara colocou em debate ainda outros temas de interesse dos taxistas, como a política de organização do serviço em nível metropolitano.

Assista ao vídeo comlpeto da reunião.

Superintendência de Comunicação Institucional