AUDIÊNCIA PÚBLICA

Vereadores reunirão todos os envolvidos para debater queda do viaduto

PBH, empresas responsáveis e moradores do entorno encontram-se nesta quarta (3/9), às 9h, no Plenário Amynthas de Barros

sexta-feira, 29 Agosto, 2014 - 00:00
Desabamento do viaduto Batalha dos Guararapes matou duas pessoas, feriu 23 e ainda causa transtornos a moradores e motoristas

Desabamento do viaduto Batalha dos Guararapes matou duas pessoas, feriu 23 e ainda causa transtornos a moradores e motoristas

Acolhendo requerimento apresentado por dois de seus integrantes, a Comissão de Administração Pública realizará audiência pública na próxima quarta-feira (3/9) com a finalidade de discutir as razões que levaram à queda de uma das alças do viaduto Batalha dos Guararapes, localizado à Avenida D. Pedro I, na região da Pampulha, ocorrida em julho deste ano, bem como as ações para minimizar as consequências do ocorridoO encontro, que reunirá Prefeitura, empresas responsáveis e moradores do entorno, será às 9h, no Plenário Amynthas de Barros.

Desde o desabamento, no dia 03 de julho, que resultou em duas vítimas fatais e 23 feridos, moradores e comerciantes do entorno da estrutura sofrem com os transtornos no trânsito, além de incertezas em relação à segurança e ao futuro de seus imóveis.

Objeto de perícias e investigações da polícia civil e de profissionais especializados, as causas da queda do viaduto ainda são alvo de controvérsias e aguardam esclarecimentos para a determinação da responsabilidade dos envolvidos. Ao votar favoravelmente à solicitação, o vereador Juliano Lopes (SDD) apontou a importância da discussão, afirmando que a população de Belo Horizonte cobra atuação mais enérgica da CMBH em relação à questão. O requerimento foi aprovado por unanimidade na 24ª reunião ordinária da Comissão, realizada no dia 20/8.

Envolvidos e afetados

Visando a maior abrangência do debate e avaliação de todos os aspectos envolvidos no desabamento da estrutura, a Comissão convidou o secretário municipal de Obras e Infraestrutura e superintendente de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), José Lauro Nogueira Terror; o coordenador municipal de Defesa Civil, Coronel Alexandre Lucas Alves; o diretor-presidente e o diretor de projetos da CONSOL - Engenheiros Consultores e Engenharia de Solos e Pavimentos (ESPA), Maurício de Lana e Marco Antônio Pimenta Ferreira; o diretor da Construtora COWAN S.A, José Paulo Toller Motta; o delegado Regional da Polícia Civil de Venda Nova, Hugo e Silva; a presidente da Associação dos Moradores e Lojistas da Pedro I, Vilarinho e Adjacências, Ana Cristina Drummond; e a diretora do Colégio Helena Bicalho, Suely Bretas; além de moradores e comerciantes do entorno e demais interessados.

A audiência é aberta à participação de qualquer cidadão e pode ser acompanhada ao vivo pelo site da CMBH, por meio da opção TV Câmara.

Superintendência de Comunicação Institucional