MARIA GORETTI

Moradores cobraram urgência nas obras de recuperação da rua Chesquiel Zinquier

Em audiência, comunidade denunciou prejuízos com o desmoronamento da via há cerca de dois anos

segunda-feira, 25 Novembro, 2013 - 00:00
Em audiência, comunidade denunciou prejuízos com o desmoronamento da via há cerca de dois anos

Em audiência, comunidade denunciou prejuízos com o desmoronamento da via há cerca de dois anos

Audiência pública realizada nesta segunda-feira (25/11) pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário recebeu dezenas de moradores do Bairro Maria Goretti (região Nordeste) indignados com a demora na execução das obras de recuperação da Rua Chesquiel Zinquier, que desmoronou há cerca de dois anos e está com o trânsito impedido. A comunidade destacou os prejuízos com o desvio no itinerário do transporte público e denunciou o descaso dos motoristas dos ônibus que alternam os percursos sem aviso prévio. BHTrans irá apurar denúncias. PBH anunciou que as obras devem começar entre abril e maio de 2014.

Requerente da audiência, o vereador Jorge Santos (PRB) explicou que o desmoronamento de parte da via teria sido provocado por problemas na tubulação de esgoto e questionou a demora da Prefeitura em solucionar o problema, ponderando que esta seria uma obra relativamente simples e de baixo custo diante dos grandes investimentos viários que vêm sendo realizados na cidade. “Sabemos que a regional Nordeste tem recursos. Por que essa obra ainda não foi feita? Qual o prazo para a realização?”, questionou o parlamentar, cobrando também medidas temporárias para minimizar o problema neste período de chuvas.

Desvio no itinerário

Os moradores lamentaram o descaso do poder público com a região, afirmando insuficiência na oferta de vários serviços públicos, inclusive postos de saúde e escolas municipais, e destacaram a longa espera por soluções para o bloqueio desta que é uma das principais vias do bairro. A comunidade denunciou o transtorno causado pelo desvio no itinerário do transporte coletivo que circulava pela Rua Chesquiel Zinquier. As duas linhas de ônibus que atendem o bairro - 8501 e 8207 – passaram a circular em ruas alternativas, no entanto, de acordo com os moradores, os motoristas não seguem um percurso padrão. “Em função do bloqueio, cada motorista segue por uma rua diferente. O morador nunca sabe o caminho e acaba perdendo o ônibus”, destacou o presidente da Associação Comunitária do Bairro Maria Goretti, Melchiades Efigênio Mello, cobrando da BHTrans a definição e fiscalização do itinerário alternativo.

“Além disso, muitas vias não estão suportando o tráfego. O asfalto e a rede de esgoto já estão estourados em vários pontos”, alertou o morador, denunciando o excesso de velocidade praticado pelos motoristas. Os moradores afirmaram que já fizeram inúmeras denúncias na BHTrans, mas nada foi feito. A comunidade solicitou a instalação de faixas para orientar a população.

A BHTrans informou que já foi definido um itinerário alternativo, passando pelas ruas Geraldo Diniz Miranda e Expedicionário José Silva, e pediu aos moradores que façam denúncias pontuais sobre os motoristas que não atenderem aos trajetos estabelecidos. A empresa anunciou que irá solicitar a divulgação do itinerário atual no site da BHTrans.

Obras

“Nós queremos a rua reformada o mais rápido possível! O ônibus para longe, e os moradores precisam caminhar longas distâncias. Os idosos estão tendo muita dificuldade e os assaltos aumentaram”, alertou a moradora Maria do Carmo.

A Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) informou que a Prefeitura captou recursos junto ao Ministério da Integração Nacional e foi iniciada a elaboração de um projeto executivo para a obra, que deve estar concluído até o final de novembro. A previsão do órgão é colocar a obra em licitação ainda neste ano para dar início ao processo de contenção e recapeamento da via entre abril e maio de 2014. Como medidas emergenciais para o período de chuvas, a Prefeitura informou que já foi feito o possível: colocação de lonas e bloqueio da rua.

Participaram da reunião os vereadores Jorge Santos (PRB) e Professor Wendel (PSB).

Assista aqui à reunião na íntegra. 

Superintendência de Comunicação Institucional