III CONGRESSO DE VEREADORES

ASSOCIAÇÃO DE CÂMARAS MUNICIPAIS DE MG É CRIADA DURANTE ENCONTRO

O encontro, que terminou ontem (6/3), lançou  também campanha contra a PEC 35 e constituiu a Amicam

quarta-feira, 6 Março, 2013 - 00:00
ASSOCIAÇÃO DE CÂMARAS MUNICIPAIS DE MG É CRIADA DURANTE ENCONTRO

ASSOCIAÇÃO DE CÂMARAS MUNICIPAIS DE MG É CRIADA DURANTE ENCONTRO

Terminou ontem (quarta-feira, 6/3) o III Congresso Mineiro de Vereadores, evento realizado pela Associação Mineira de Municípios (AMM) que teve como objetivo abordar o papel do legislador municipal, levantar questões sobre a situação financeira dos municípios, ministrar palestras para os parlamentares e discutir a PEC 35,  além de fazer o lançamento oficial da Associação de Câmaras Municipais de  Minas Gerais (Amicam). No segundo dia do congresso, o encontro contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Léo Burguês de Castro (PSDB), e vereadores de diversas cidades mineiras.

Um dos assuntos mais polêmicos da reunião foi a PEC 35/2012, Proposta de Emenda à Constituição que tramita no Congresso Nacional e pretende acabar com a remuneração dos vereadores de municípios com menos de 50 mil habitantes. O presidente da Câmara de Belo Horizonte, Léo Burguês de Castro (PSDB), frisou a importância da união dos vereadores na luta contra a PEC. “Vereadores unidos  em favor da cidade que acreditam. É isso que pregamos, pois somos a favor da população. No interior, mesmo sem a estrutura e os recursos necessários, os parlamentares trabalham em função da população. Se tirarmos os salários das cidades com menos de 50 mil habitantes, o povo não terá vez”.

Lideranças regionais, como o presidente da Câmara Municipal de Três Corações, Altair Gustavo Rocha (PPS), salientaram que os vereadores são a base da representação política. "Ninguém liga para o senador ou para o prefeito para cobrar ou reivindicar, liga para o vereador, o ente mais próximo da população. As cidades do interior são as que mais precisam de estrutura e, ainda assim, querem tirar o salário dos vereadores”, disse Rocha.

Para fechar a reunião, ele fez o lançamento da Campanha Contra a PEC 35. Segundo Rocha, o lançamento desta campanha não é a defesa dos interesse dos vereadores, mas sim dos municípios. Por fim, ele observou que, por meio do intercâmbio de boas práticas legislativas e com o fortalecimento das câmaras, os vereadores atingirão seus objetivos.

Superintendência de Comunicação Institucional