PARTICIPAÇÃO POPULAR

Sugestões de vereadores-mirins são aprovadas por Comissão

Participação Popular aprova cinco pareceres que acolhem sugestões do Câmara Mirim

sexta-feira, 13 Abril, 2012 - 00:00

A Comissão de Participação Popular se reuniu nesta sexta-feira (13/4) para deliberar sobre proposições de autoria dos vereadores-mirins de Belo Horizonte. Foram aprovados por unanimidade cinco pareceres que acolhem sugestões de estudantes de 12 a 14 anos da rede pública municipal, participantes do projeto Câmara Mirim, uma iniciativa da Escola do Legislativo da CMBH em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e com a Escola Judiciária do TRE-MG.

Entre as proposições aprovadas, duas delas requerem a realização de audiências públicas à Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, tratando de temas próximos a realidade dos estudantes. Uma das sugestões tem a finalidade de debater com o Executivo a possibilidade de que os professores municipais sejam encaminhados a escolas próximas de suas residências; a outra audiência pretende discutir ações relativas aos programas Escola em Tempo Integral e Escola Integrada.

Foram aprovadas ainda três indicações de autoria dos jovens parlamentares, que propõem às autoridades municipais a realização de medidas de interesse público. Uma delas sugere desconto no valor do IPTU para os moradores que contribuírem para a coleta seletiva de resíduos sólidos, e as outras duas tratam de saúde pública, propondo o aperfeiçoamento da rede de atendimento de urgência e o aumento do número de ambulâncias para o adequado atendimento dos cidadãos.

A respeito da última indicação, o vereador Marcio Almeida (PRP) disse acreditar que ela reflete a importância do Câmara Mirim e a adequação de seu olhar a respeito de um problema que aflige a população: a falta de ambulâncias para promover o bom atendimento dos usuários do sistema de saúde em Belo horizonte.

Também participaram da reunião os vereadores João Oscar (PRP), Priscila Teixeira (PTB), João Bosco Rodrigues (PT) e Sílvia Helena (PPS).

Superintendência de Comunicação Institucional