EDUCAÇÃO FINANCEIRA

CMBH e Fecomércio assinarão convênio nesta sexta

Programa Crédito Consciente atenderá pessoas de 16 a 25 anos

quinta-feira, 15 Dezembro, 2011 - 00:00
foto da capa do folheto da campanha crédito consciente jovens

foto da capa do folheto da campanha crédito consciente jovens

Nesta sexta-feira (16/12), às 13 horas, a Câmara Municipal de Belo Horizonte e a Federação do Comércio de Minas Gerais (Fecomércio Minas) assinarão convênio de cooperação técnica para implantar o Programa Crédito Consciente para Jovens. A parceria visa ajudar jovens entre 16 e 25 anos, que moram ou trabalham em Belo Horizonte, a usufruir do dinheiro e do crédito de forma consciente. O evento será no Salão Nobre da Câmara, com a presença do presidente da Casa, Léo Burguês de Castro, e do vice-presidente da Fecomércio, Lúcio Faria. Na ocasião será lançada a cartilha “Crédito Consciente para Jovens”.

A Câmara, por meio do Núcleo de Cidadania, vai ministrar palestras, entre fevereiro e dezembro de 2012, para  jovens a serem selecionados pela Fecomércio. Serão tratados temas como educação financeira, inadimplência, noções de economia e consumo consciente.

Atualmente, o endividamento dos jovens se tornou um tema preocupante: segundo dados da Federação, 22% dos consumidores que possuem dívidas em Belo Horizonte têm entre 16 e 24 anos.  “Aqui no Procon (há um posto dentro do Núcleo de Cidadania), 1/3 das reclamações são sobre dívidas. Nosso ideia é antecipar e evitar o endividamento. Ensinar o jovem a usar bem o dinheiro”, explica a economista Adriana Fileto, do Núcleo.

“Organização, planejamento, disciplina e, antes de mais nada, foco no quanto você ganha, no quanto você  gasta e no quanto você pretende poupar: isso é muito importante, porque assim nós teremos um modelo de comércio, de compra e venda mais saudável”, completa a gerente do Departamento de Economia da Fecomércio, Silvânia Araújo.

Superintendência de Comunicação Institucional