Entidades do ramo vão apresentar programa "BH 2022" a vereadores
Comissão Especial da CMBH trabalha pelo fortalecimento do setor

Comissão trabalha para consolidar BH como capital nacional do setor
A Comissão Especial constituída com a finalidade de promover estudos sobre a situação do setor de tecnologia de informação (TI) em Belo Horizonte e propor alternativas para seu fortalecimento volta a se reunir nesta sexta-feira (18/11) às 11h, no Plenário Helvécio Arantes. Na ocasião, será apresentado à Comissão o projeto BH 2022, que visa à consolidação da cidade como capital nacional de TI.
Em sua 6ª reunião, a Comissão receberá a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (ASSESPRO), a Sociedade Mineira de Software (FUMSOFT), o Sindicato das Empresas de Processamento de Dados, Informática, Software e Serviços em Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (SINDINFOR) e a Sociedade de Usuários de Informática e Telecomunicações de Minas Gerais (SUCESU), que irão apresentar aos vereadores o BH 2022.
De acordo com as entidades que representam o setor, o programa BH 2022 pretende, nos próximos dez anos, tornar a capital mineira referência nacional em Tecnologia da Informação, estimulando o desenvolvimento das empresas e de instituições de pesquisa e inovação. Diversas ações vêm sendo planejadas e executadas em áreas como a formação de mão de obra qualificada, geração de negócios, internacionalização, apoio ao empreendedorismo e acesso a capital.
Segundo dados da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a Região Metropolitana já conta com cerca de duas mil empresas atuando em TI, que geram aproximadamente 15 mil empregos. Só em BH são mais de 1.300 empresas, que geram R$ 2,8 bilhões de faturamento anual e mais de 7.200 empregos diretos.
Presidida por Tarcísio Caixeta (PT), a Comissão Especial é composta pelos vereadores Carlúcio Gonçalves (PR), Chambarelle (PRB), Pablo Cesar Pablito (PSDB) e Silvinho Rezende (PT).
Superintendência de Comunicação Institucional