ESCOLA VEM À CÂMARA
Câmara recebe universitários da PUC Minas

quinta-feira, 6 Novembro, 2008 - 22:00


Os 17 estudantes foram recepcionados às 8 horas pelo vereador Arnaldo Godoy (PT). O parlamentar Arnaldo definiu a iniciativa como um passo para a educação política pedagogicamente realizada. “É fundamental que a sociedade cobre do parlamento uma visão mais abrangente, pois a política é uma ferramenta de universalização”, ressaltou. Nesse primeiro momento o parlamentar abriu o espaço para os estudantes tirar dúvidas. Oportunidade bem aproveitada pelos futuros jornalistas.
A professora de Jornalismo Político, Bertha Maakarun, responsável pela turma, disse que pretende fazer um acordo com a Escola do Legislativo para realizar uma visita a cada semestre. “A disciplina envolve a cobertura jornalística no Legislativo. Por isso é importante que os alunos conheçam na prática a estrutura da Casa”, disse.
A estudante de Jornalismo, Maria Tereza, do 6º período falou da experiência que para ela trouxe um acréscimo importante, principalmente, por estar no lugar onde tudo acontece. “Na sala de aula não dá para mensurar esse trabalho. Acho que ter esse contato direto e conhecer a estrutura da Casa vai muito além da profissão de jornalista, é um exercício de cidadania”, comentou.
Novo modelo
Sobre o acordo proposto pela professora, o coordenador de eventos da Escola do Legislativo, Sulavan Santana disse que é uma idéia muito interessante, visto que a Escola está assumindo um novo formato na promoção de integração social inspirado em um conteúdo mais didático.
O presidente da Casa, vereador Totó Teixeira (PR) e esclareceu algumas dúvidas aos jovens. Ele também abordou as principais dificuldades do Legislativo no aspecto de relacionamento. “Temos nos esforçado muito para avançar na área da Comunicação, principalmente para aumentar a transparência do nosso trabalho”, disse Totó.
Os estudantes conheceram a dinâmica do Poder Legislativo e como é organizado o Estado Brasileiro; a divisão dos poderes nas esferas federal, estadual e municipal; a função do Poder Legislativo e os instrumentos que ele utiliza para exercer o seu papel; o surgimento das leis e o processo de tramitação dos projetos na Casa.
O superintendente de Comunicação Institucional da Câmara, Guilherme Minassa, fez uma breve apresentação de como está organizado o setor, destacando os projetos especiais que estão sendo desenvolvidos, como a cobertura ao vivo via internet das reuniões plenárias, entre outros. “Estamos trabalhamos para popularização do processo legislativo, não só para os jornalistas, mas para a sociedade em geral”, concluiu.
O procurador- geral da Casa, Frederico Stéfano esclareceu dúvidas dos estudantes e enfatizou os principais assuntos questionados pela imprensa de Belo Horizonte. O encontro terminou às 11h30.
Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/3555-1216).