REUNIÃO ESPECIAL

CMBH faz homenagem aos 70 anos do Sincateva

CMBH faz homenagem aos 70 anos do Sincateva A  Câmara Municipal de Belo Horizonte realizou uma Reunião Especial, a pedido a vereadora Sílvia Helena, (PPS), para homenagear  o Sindicato do Comércio Atacadista de Tecidos, Vestuário e Armarinho de Belo Horizonte (Sincateva).

domingo, 12 Outubro, 2008 - 21:00
CMBH faz homenagem aos 70 anos do Sincateva A  Câmara Municipal de Belo Horizonte realizou uma Reunião Especial, a pedido a vereadora Sílvia Helena, (PPS), para homenagear  o Sindicato do Comércio Atacadista de Tecidos, Vestuário e Armarinho de Belo Horizonte (Sincateva).

Durante a saudação, da tribuna do Plenário Amynthas de  Barros, Sílvia Helena disse que  a  homenagem era “justa, oportuna e merecida pelos  70 anos de atuação da entidade”.  A parlamentar lembrou a história da indústria têxtil no Município e ressaltou a importância  do Sincateva nesse contexto. “São características deste  Sindicato a força, a dignidade, a estratégia e a tradição que, aliados à vontade de continuar, engrandecem esse importante segmento de nossa economia”.

Ao final do discurso, Sílvia Helena entregou uma placa alusiva à homenagem ao presidente do Sincateva, Lúcio Emílio de Faria Júnior. A vereadora destacou a representatividade e força da entidade e seu papel  no desenvolvimento econômico e social de Belo Horizonte.

Após a entrega da placa houve apresentação do grupo de seresta Reencontro do Serviço Social do Comércio de Minas Gerais (SESC) – Tupinambás, sob regência do  maestro Aderson da Silva Rocha. As seguintes canções foram interpretadas: “Sereno”; “Violões em Seresta”; “Felicidade”; “Leva Eu, Saudade”; “Peixe Vivo”; “Amo-te muito”; “Lua Branca”; “Modinha”; “Fascinação”; “Chuá-chuá”.

“Nascentes de Minas”

Na ocasião, o presidente do Sincateva lançou o livro “Nascentes de Minas” em Belo Horizonte. A obra retrata o cotidiano sindical, casos familiares e histórias de Juatuba e Minas Gerais.

O título do livro foi inspirado em um tema bastante atual: o risco iminente da falta de água no planeta. De maneira diferente, o “Nascentes de Minas” retrata diversos locais visitados por Lúcio Faria e alguns momentos vividos pelo escritor.

A vocação de Lúcio Faria surgiu quando ele ainda era menino. O autor começou a esboçar poesias, a partir de momentos como paixão não correspondida e dizeres de congratulações em aniversários de familiares.

Mas a criatividade de Lúcio Faria foi além: ele encontrou inspiração em detalhes do encontro dos presidentes de todos os sindicatos brasileiros, que ocorreu no Rio de Janeiro, e até mesmo nos engarrafamentos de Belo Horizonte.

Atualmente Lúcio Faria integra a Academia de Letras de Boa Esperança – Academia Dorence de Letras. O presidente do Sincavir é também autor de outras duas obras: a primeira, “Elas”, é centrada na história de algumas mulheres e retrata a essência da alma feminina. A segunda, “Paiol de Minas”, mostra a simplicidade do interior do Estado.  

O presidente do Sincateva, ocupou a tribuna para agradecer  à  vereadora Sílvia Helena e  à Câmara Municipal. Ele  falou sobre a atuação dos profissionais da moda e seu poder de criação.  Ao comentar a história de fundação do Sindicato, destacou o papel e a  parceria com a Associação Comercial do Barro Preto e manifestou apoio à proposta de tornar Belo Horizonte a “capital da moda”. A reunião ocorreu no às 20 horas do dia 27 de setembro.

Foram convidados para compor a mesa, o diretor de Estudos e Pesquisas da Empresa Brasileira de Turismo (EMBRATUR), José Francisco de Salles Lopes; o vice-presidente da Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais, Lázaro Luiz Gonzaga, representante do presidente, Renato Rossi; o diretor do Serviço Nacional do Comércio (SENAC), Sebastião Antônio dos Reis; o presidente da Cooperativa de Crédito da Secretaria da Fazenda de Minas Gerais, Dilson Resende; o presidente em exercício da Associação Comercial do Barro Preto, Mário Luiz Moura; a diretora do Jornal Hoje em Dia, Júlia Prazeres; o presidente do Partido Popular Socialista  (PPS)-  Oeste, Hélio Rodrigues.

Compuseram também a mesa, o vice-presidente do SINCATEVA e diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), Fausto Sebastião Izac; o vice-presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio (Sindilojas), Nadim Donato Filho; o coordenador do Comitê Nacional de Cerimonial Público Região Sudeste, jornalista Ronan Ramos e o representante do Rotary Barro Preto, Ricardo de Lara Campos.

Informações no gabinete da vereadora Sílvia Helena (3555-1196/3555-1197) e na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/3555-1216).