MÉRITO LEGISLATIVO
Câmara entrega Grande Colar a 51 homenageados
Na próxima terça-feira, 20 de novembro, a partir das 15 horas, a Câmara Municipal de Belo Horizonte irá realizar sessão solene para a entrega do Grande Colar do Mérito Legislativo Municipal Arquiteto Oscar Niemeyer. A solenidade, no plenário Amynthas de Barros, vai homenagear 51 personalidades e instituições.
Este ano, o Grande Colar tem como patrono o arquiteto Oscar Niemeyer. De acordo com o presidente da Câmara, vereador Totó Teixeira (PR), a escolha é uma homenagem ao centenário desse grande gênio.
segunda-feira, 12 Novembro, 2007 - 22:00

Na próxima terça-feira, 20 de novembro, a partir das 15 horas, a Câmara Municipal de Belo Horizonte irá realizar sessão solene para a entrega do Grande Colar do Mérito Legislativo Municipal Arquiteto Oscar Niemeyer. A solenidade, no plenário Amynthas de Barros, vai homenagear 51 personalidades e instituições.
Este ano, o Grande Colar tem como patrono o arquiteto Oscar Niemeyer. De acordo com o presidente da Câmara, vereador Totó Teixeira (PR), a escolha é uma homenagem ao centenário desse grande gênio.
“Niemeyer é um dos arquitetos mais importantes do mundo, com uma obra reconhecida internacionalmente. É um homem que, no ano de seu centenário, continua trabalhando, produzindo maravilhas. E nunca é de mais lembrar que sua primeira grande obra, o Complexo da Pampulha, teve Belo Horizonte como cenário”, ressaltou Totó Teixeira.
O presidente da Câmara lembrou, também, que o amadurecimento profissional de Oscar Niemeyer foi acompanhado por uma sincera solidariedade pelo semelhante. “Ele é uma personalidade singular, um crítico afiado das injustiças, um lutador pela igualdade e um praticante da tolerância”.
Por causa da idade avançada, o arquiteto não estará presente à cerimônia de entrega do colar, mas nem por isso estará ausente da festa. O vereador Totó Teixeira, acompanhado por uma equipe da TV Câmara, viajou até o Rio de Janeiro, onde mora Niemeyer, para lhe entregar uma placa alusiva ao evento e gravar um depoimento, que será exibido durante a solenidade.
Grande Colar
O Grande Colar do Mérito Legislativo Municipal foi criado em outubro de 2003, pela resolução nº 2050, e substitui a comenda da Ordem do Mérito Legislativo Municipal. Ele é outorgado a pessoa física ou jurídica, de nacionalidade brasileira ou estrangeira, que, pela prestação de serviços notáveis ou por excepcional mérito, tenha-se tornado merecedora de especial reconhecimento pelo poder Legislativo do município de Belo Horizonte.
Cada vereador irá homenagear uma personalidade ou instituição com o Grande Colar do Mérito Legislativo. O Conselho de Agraciamento, formado pelos membros da Mesa Diretora da Casa, indicou outros dez homenageados.
Homenageados
Entre os agraciados com o Grande Colar do Mérito Legislativo Municipal Arquiteto Oscar Niemeyer, indicados pelo Conselho de Agraciamento, estão a Ministra de Estado Chefe da Casa Civil da Presidência da República, Dilma Rousseff; o Presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, deputado Alberto Pinto Coelho; o comandante da 4ª Região Militar, General-de-Divisão João Roberto de Oliveira; o comandante do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), Brigadeiro-do-Ar Antônio Franciscangelis Neto; o chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, Delegado Marco Antônio Monteiro de Castro; o conselheiro-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Elmo Braz Soares; o Cônsul da Itália em Belo Horizonte, Bryan Nolasco; o presidente nacional do Partido Verde, José Luiz de França Penna; o empresário Darci Martins Fraga e o Coronel Álvaro Antônio Nicolau, superintendente geral da Fundação Guimarães Rosa.
Os indicados pelos vereadores são: Irene de Melo Pinheiro, presidente da Fundação Helena Antipoff; Gérson Ferreira de Oliveira, chefe do Departamento de Socorro e Desastre da Cruz Vermelha; Marina Pimenta Madeira, advogada do Movimento das Advogadas Mineiras; Renato Nogueira Silva, empresário; Jô Moraes, deputada federal pelo PCdoB; Evaristo Pereira de Souza, diretor da Associação do Movimento Sem Casa da Vila Maria; Mário de Oliveira Matozinhos, farmacêutico; o Hospital da Mulher e Maternidade Santa Fé; Carlos Alberto Delfino, coordenador do Programa “Mãos que Ajudam”; Gilberto Oliveira Araújo, fundador da ONG Mãos Limpas; Manfred Ernst Leyerer, diretor financeiro da Vallourec & Mannesman do Brasil S/A; Tereza da Gama Guimarães Paes, diretora-presidente do Hospital da Baleia; Clevane Pessoa de Araújo Lopes, do clube Brasileiro de Língua Portuguesa; Álvaro Hardy ‘Veveco’ (in memoriam); Fábio Drumond, diretor-geral da Loteria do Estado de Minas Gerais; Antônio Augusto Junho Anastásia, vice-governador de Minas Gerais; Walcysneu Carlos Macedo de Oliveira, diretor-presidente do jornal Hoje Em Dia; Geraldo Rocha, pastor-presidente da Igreja Assembléia de Deus no Brasil, Dagoberto Alves Batista, delegado e presidente do Conselho Estadual dos direitos da Criança e do Adolescente; Walfrido dos Mares Guia, ministro de Estado chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República; Geraldo Domingos Coelho, desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais; Lúcia Pereira Arinho Corrêa, diretora da Escola Estadual João Alphonsus; Emanuel Soares Carneiro, diretor-presidente da Rede Itatiaia; Edward Magalhães Loures, conselheiro do Hospital Espírita André Luiz; Ângelo Augusto Flores de Carvalho, presidente da Associação dos Servidores Municipais da PBH; TV Rede Super; Frente de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente/MG; Carlos Henrique Diniz de Miranda, médico; Carlos Jorge Nunes, jornalista; Carlos Eugênio Thibau, engenheiro-agrônomo; Wilson Rezende Soares de Oliveira, engenheiro; Afonso Campos Rabelo, sacerdote; Hilda Maria Porto de Paula Teixeira da Costa, desembargadora do Tribunal de Justiça de Minas Gerais; Washington Maia Fernandes, perito em Contabilidade e auditoria; José Francisco Lemos Filho, vice-presidente administrativo do Cruzeiro Esporte Clube; Carlos Alberto de Sousa, coordenador do Relacionamento da Cemig com o poder público em Belo Horizonte; Nelson de Abreu Pinto, presidente da Confederação Nacional do Turismo; Márcio Eduardo Pinheiro, da Câmara do Mercado Imobiliário; Danuza Bias Fortes Carneiro, diretora-presidente da CASEMG-Companhia de Armazéns e Silos do Estado de Minas Gerais; Gustavo da Cunha Pereira Valadares, deputado estadual; e José Eustáquio Natal, coronel-PM, diretor-geral da Administração de Estádios de Minas Gerais.
Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/1216)