COMISSÃO DE SAÚDE E SANEAMENTO

Audiência discute violência contra profissionais da área de saúde

quarta-feira, 15 Agosto, 2007 - 21:00

Vereador Tarcísio Caixeta solicitou audiência pela Comissão de Saúde A cada dia aumenta a violência contra os profissionais da saúde da rede pública municipal. Agressão física, roubo e até seqüestros-relâmpagos engrossam o número de reclamações nos conselhos regionais e apontam para a necessidade de se tomar providências. Como forma de abrir o debate sobre esse tema, a Câmara Municipal foi sede de uma audiência pública, durante a reunião ordinária da Comissão de Saúde e Saneamento.

A audiência, solicitada pelo vereador Tarcísio Caixeta (PT), foi realizada hoje, dia 16, às 13 h30, no plenário Helvécio Arantes. A coordenadora do projeto Rede Saúde e Paz, Elza Machado de Melo, afirmou que atualmente ficam evidentes dois tipos de violência: a externa, cometida pelos usuários do sistema público de saúde contra os funcionários, e a interna, praticada entre os profissionais.

Ajuda da Câmara

De acordo com o conselheiro-diretor do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed-MG), Eduardo Almeida Figueiras, resolver os problemas da violência no sistema de saúde é uma forma de possibilitar uma melhor assistência à população. Ele disse, ainda, que espera a ajuda da Câmara nessa luta. “Esse é um problema de segurança pública. Pedimos a colaboração dos membros dessa Casa para repercutir os problemas, buscando soluções”, ressaltou.

Segundo o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Wellington Rosário Bessa, a maioria dos casos de violência contra esses profissionais é decorrente da impossibilidade de atendimento aos usuários por falta de médicos. Disse, também, que há casos onde o paciente é mal atendido, o que gera a agressividade.

A reunião contou com as presenças do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Robson Itamar da Silva; do Tenente-coronel da Polícia Militar de Minas Gerais, Rogério Andrade; da presidente do Conselho Regional de Enfermagem, Telma Ramalho Mendes; e a representante da Secretaria Municipal de Saúde, Roseli Costa Oliveira.

Informações no Gabinete do Vereador Tarcísio Caixeta (3555-1202/1203)