Bruno Miranda presidirá colegiado criado para incentivar gastronomia e turismo
Fernanda Altoé será a relatora; grupo tem a missão de propor políticas públicas para fortalecer os setores em BH

Fotos: Rafaella Ribeiro/CMBH
Bruno Miranda (PDT) vai presidir os trabalhos da Comissão Especial de Estudo Gastronomia, Moda e Turismo de Belo Horizonte e Fernanda Pereira Altoé (Novo) será a relatora. Eles foram escolhidos pelos vereadores Wanderley Porto (PRD) e Professora Marli (PP) durante a primeira reunião do colegiado, realizada nesta segunda-feira (18/8). Jhulia Santos (Psol) também integra o grupo, que terá encontros ordinários na última segunda-feira de cada mês, às 9h30, no Plenário Camil Caram. O objetivo é acompanhar, fortalecer e propor políticas públicas de cultura, gastronomia, turismo e moda, promovendo a escuta qualificada dos setores produtivo, criativo e cultural. Confira aqui o resultado da reunião.
Ao fundamentar a necessidade de constituição da Comissão Especial, os 19 parlamentares autores da requisição explicam que o colegiado também permitirá a construção “de uma agenda permanente de valorização da mineiridade e da identidade da cidade”, viabilizando o diálogo do Poder Legislativo com organismos internacionais, e alinhando-se às diretrizes da ONU e da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
“A criação da Comissão Especial de Gastronomia, Moda e Turismo de Belo Horizonte é uma ação institucional estratégica. Ela simboliza o compromisso da cidade com a valorização de seus ativos simbólicos, culturais e econômicos — e sua transformação em política pública duradoura”, argumentam os autores do requerimento.
Economia da criatividade
Belo Horizonte já conta com projetos e equipamentos sólidos nas áreas de gastronomia, turismo e moda: um conjunto modernista na Região da Pampulha, considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco; o Circuito Cultural e Turístico Liberdade, com 40 equipamentos culturais e mais de 7,5 milhões de visitantes em 2023; uma gastronomia premiada e reconhecida mundialmente; um Carnaval que, neste ano, movimentou cerca de R$ 1 bilhãoe é um dos maiores eventos populares do país; o título de Capital da Moda; e um setor de turismo em crescimento, articulado ao lazer, à arte e à experiência urbana.
Próxima reunião
Outra proposta do colegiado é atuar como força propulsora de uma "economia inteligente, criativa e sustentável". Além dos cinco membros efetivos, a comissão tem como suplentes os vereadores Helton Junior (PSD), José Ferreira (Pode), Dra. Michelly Siqueira (PRD), Cida Falabella (Psol) e Wagner Ferreira (PV). A próxima reunião do colegiado está marcada para o dia 25 de agosto.
Superintendência de Comunicação Institucional