COMISSÃO TRANSPORTE

Audiência debate situação de ônibus no Capitão Eduardo

Audiência debate situação de ônibus no Capitão Eduardo A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário da Câmara Municipal de Belo Horizonte reuniu-se na terça-feira, 23 de junho, com a presença do líder comunitário do bairro Capitão Eduardo, Cláudio Pereira da Lapa.

terça-feira, 23 Junho, 2009 - 21:00

Audiência debate situação de ônibus no Capitão Eduardo A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário da Câmara Municipal de Belo Horizonte reuniu-se na terça-feira, 23 de junho, com a presença do líder comunitário do bairro Capitão Eduardo, Cláudio Pereira da Lapa. A audiência pública ocorreu às 13h30 no Plenário Helvécio Arantes, a pedido do vereador Ronaldo Gontijo (PPS).

O líder comunitário procurou o parlamentar para reclamar da precariedade do transporte público. O bairro Capitão Eduardo fica na região Nordeste da capital, próximo à saída de Santa Luzia, em uma área considerada isolada e servida apenas da linha 5502-B, que corta também o bairro Beija-Flor.
Durante a reunião, Cláudio explicou que os usuários têm dificuldade para pegar ônibus, pois andam bastante até o ponto e sofrem com os horários, principalmente nos fins de semana, quando o número de coletivos fica reduzido. “Idosos e principalmente pessoas com deficiência ficam quase impossibilitados de ir para onde precisam, pois vão até a estação São Gabriel, que também não atende bem a demanda e ainda pegam outro coletivo para ir ao centro. Como se não bastasse, querem diminuir ainda mais os horários”, falou.
O vereador Paulo Sérgio “Paulinho Motorista” (PSL) disse que as Comissões Regionais de Transporte e Trânsito,  que funcionam nos bairros, não trabalham bem e que todos os seus membros devem comparecer à CMBH para prestar esclarecimentos. “Os cidadãos que necessitam dos coletivos para o trabalho diariamente sofrem com o descaso das autoridades. Meia  dúzia de pessoas não fazem o serviço corretamente e não podem representar uma comunidade toda. Portanto, esses tais representantes devem vir até aqui procurar a  Comissão e dizer se estão atendendo direito os moradores”, explicou.
 
Os membros da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário da Câmara agendaram uma audiência pública para o dia 25 de Agosto, às 13h30, no Plenário Helvécio Arantes, para que autoridades e comunidade debatam o assunto e cheguem a uma solução para o problema. Serão convocados o secretário de Governo, Josué Valadão e o diretor-presidente da Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTRANS), Ramon Victor César, e outras autoridades. O vereador Paulinho Motorista solicitou ainda que seja enviado pedido à BHTRANS, para que não seja realizada nenhuma alteração no itinerário da linha 5502-B. 

A Comissão ainda recebeu um requerimento, em resposta à solicitação de diligência 1489/09, da vereadora Neusinha Santos (PT), que requeria audiência pública para o dia 18 de agosto, às 13h30, no Plenário Helvécio Arantes, para discutir a implantação do programa “Minha Casa Minha Vida”, do Governo Federal.

Fórum

A sessão contou também com a presença do chefe da Divisão de Consultoria da Câmara, Maurício Leite, e do gerente da Escola do Legislativo, Marcos Mudado, para divulgação do IV Encontro Temático do Fórum Metropolitano da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O evento será em Betim, no dia 2 de julho, das 8h30 às 17horas, com objetivo de discutir a destinação final dos resíduos sólidos.

Compareceram também à reunião os vereadores Wagner Messias ‘Preto’ (DEM), presidente da Comissão de Transporte, Moamed Rachid (PDT) e Ronaldo Gontijo (PPS), autor da solicitação para a audiência pública.

Informações nos gabinetes dos vereadores Ronaldo Gontijo (3555-1178/1179) e Paulo Sérgio (3555-11821183) e também na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/3555-1445).