Câmara homenageia Associação Brasileira de Reservistas

Por indicação do vereador Geraldo Félix (PMDB), a CMBH promoveu reunião especial nesta quinta-feira, 16 de dezembro, para prestar homenagem à Associação Brasileira de Reservistas (AREB), por ocasião de seus 10 anos de fundação. O evento ocorreu na data em que é celebrado o Dia Nacional do Reservista e contou com a presença de cerca de 30 membros, alguns acompanhados das esposas, filhos e netos.
Abrindo a reunião, o vereador Geraldo Félix, que é capitão da reserva da Aeronáutica, declarou-se privilegiado por ter sido o autor da indicação e destacou o espírito cívico e patriótico da instituição, fundada em junho de 2000. Félix lembrou com orgulho seus tempos de militar e lembrou a importância do dia 16 de dezembro, data do nascimento do poeta e grande patriota Olavo Bilac, que lutou pela implantação do serviço militar obrigatório e é considerado o Patrono do Serviço Militar no Brasil.
O vereador considerou a entrega da honraria como um ato de reconhecimento aos excelentes trabalhos desenvolvidos pela entidade na união da classe de reservistas, “cultuando a amizade, o companheirismo e o respeito mútuo que marcaram os tempos de caserna”, além da divulgação do patriotismo e defesa incondicional das forças armadas. Ressaltou ainda a participação frequente em eventos e desfiles cívicos, como a parada de 7 de setembro, com “entusiasmo, galhardia e altivez”.
Para finalizar, parabenizou a AREB em nome da população de Belo Horizonte, por sua meta de manter no coração o espírito de militar brasileiro e promover eventos de confraternização, solidificando os laços de solidariedade e união entre os militares da reserva e da ativa. “O passado é o alicerce do presente. A AREB é uma força de reserva à altura e à disposição de nossas Forças Armadas”, ressaltou.
Após a entrega da placa comemorativa ao Sr. João de Souza Armani, presidente da AREB, a esposa do vereador, D. Nilce, entregou flores à Sra. Lúcia Salgado, esposa de Armani, que retribuiu o gesto. Também receberam flores a esposa e a filha do cel. Wanderley dos Anjos Néri, diretor de Relações Públicas da instituição, que foram entregues pelo mascote César Augusto Néri, netinho do coronel, que encantou a todos com sua farda e postura impecáveis.
Agradecimentos
O coronel Wanderley Néri falou em nome do presidente João de Souza Armani, que se recupera de uma enfermidade e estava impossibilitado de falar. O militar agradeceu a honraria recebida e afirmou a emoção que todos sentiram com as palavras de Geraldo Félix, “ditas com profundo conhecimento da condição de militar e de reservista”. “Com certeza o senhor é um dos nossos”, afirmou Néri.
O reservista contou aos presentes um pouco da história da instituição, que foi fundada inicialmente em 1996 em Recife, Pernambuco, mas não se manteve devido a problemas de gerenciamento. Em 1998, o atual presidente João Armani retomou a ideia, e através de contatos e da soma de esforços com os antigos companheiros de caserna, instituiu a regional Tiradentes, em Minas Gerais, “em homenagem ao grande mártir da nossa independência”.
Também falaram em nome da instituição e agradeceram à Câmara o reconhecimento demonstrado à AREB, na pessoa do vereador Geraldo Félix, os coronéis Waldir Abbês, diretor do Jornal Inconfidência, e Adalberto Menezes, além de J. Vieira, comandante geral de desfiles cívicos e militares. Menezes também parabenizou o presidente da instituição. “Armani tem conseguido transformar a AREB em uma organização disciplinada, com capacidade organizacional, moral elevado e espírito de corpo muito forte”, afirmou. “O pessoal da ativa sabe que pode contar conosco em qualquer situação adversa”.
Responsável pela Informação: Superintendência de Comunicação Institucional.