Em pauta, problemas no sistema de prontuários eletrônicos do SUS
Profissionais se queixam de oscilação e lentidão; reunião está prevista para esta quarta-feira (22/10)
Foto: Abraão Bruck/CMBH
Problemas apresentados pelo sistema de prontuário eletrônico do Sistema Único de Saúde (SUS) devem ser debatidos em audiência pública nesta quarta-feira (22/10), às 13h, pela Comissão de Saúde e Saneamento. Autor do requerimento da reunião, José Ferreira (Podemos) afirma que profissionais da rede têm relatado o mau funcionamento da ferramenta, o que, de acordo com o vereador, compromete o atendimento aos usuários do SUS. A audiência pode ser acompanhada por qualquer pessoa interessada de forma presencial, no Plenário Helvécio Arantes, ou de maneira remota, pelo portal ou canal da Câmara no YouTube.
Sigrah
Implantada a partir de 2020 nas unidades de saúde do município, a Solução Integrada de Gestão Hospitalar, Ambulatorial e de Regulação (Sigrah) tem como objetivo proporcionar prontuário único em todos os pontos da rede ambulatorial, hospitalar e de urgência à população. A ferramenta permite que todas as informações sobre os pacientes possam ser acessadas de qualquer computador do SUS. Entretanto, José Ferreira destaca que visitou os 153 centros de saúde da capital e encontrou relatos comuns de oscilações e lentidão constantes no sistema, tanto na inserção de dados como em consultas de informações já inseridas anteriormente.
Convidados
Foram convidados para participar do evento o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges; o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Bruno Passelli; o diretor-presidente e o diretor de Sistemas e Informação da Empresa de Informática e Informação do Município (Prodabel), Fernando Augusto Silva Lopes e Carlos Roberto Bertone; e o subsecretário municipal de Planejamento Estratégico e Tecnologia em Saúde, Marcelo Alves Mourão; além do presidente da Associação Médica de Minas Gerais, Fábio Augusto de Castro Guerra; do coordenador administrativo do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de BH (Sindibel), Israel Arimar de Moura; e de um representante do Conselho Municipal de Saúde.
Superintendência de Comunicação Institucional


