Câmara Mirim

Candidatos a vereadores mirins conheceram a sede do Legislativo de BH

No dia 8 de maio, com o auxílio das urnas eletrônicas oficiais, serão eleitos 48 vereadores mirins em 16 escolas participantes

domingo, 14 Abril, 2024 - 14:00

Foto: Abraão Bruck/CMBH

Cento e trinta e cinco candidatos a vereadores mirins, alunos de 16 escolas públicas e particulares, visitaram o Palácio Francisco Bicalho, sede do Poder Legislativo Municipal, no último dia 10. No roteiro, teve palestra sobre a atividade parlamentar, acompanhamento da reunião do Plenário e passeio pelo Corredor Cultural Alberto da Veiga Guignard, com direito a uma aula com historiadoras do Arquivo Público da Cidade. Eles concorrem às 48 vagas no projeto Câmara Mirim, realizado todos os anos pela Escola do Legislativo da CMBH, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) e o Centro Pedagógico da UFMG. 

Os estudantes do ensino fundamental do 6º ao 9º ano, de dez escolas municipais, uma federal, uma estadual e quatro particulares, estão em campanha política para conquistar o voto dos colegas. No dia 8 de maio, com o auxílio das urnas eletrônicas oficiais, serão eleitos três vereadores mirins por unidade de ensino. Na sequência, eles tomam posse na Câmara Municipal e já começam a trabalhar. 

Nesta experiência, os “jovens vereadores” aprendem sobre o processo legislativo, desenvolvem habilidades como oratória e trabalho em equipe, identificam problemas das comunidades e propõem soluções. Eles realizam simulações de audiências públicas, reuniões de comissões e outras atividades específicas da rotina parlamentar. Ao final, decidem sobre as sugestões em uma reunião plenária; as ideias aprovadas são enviadas às comissões parlamentares da Câmara, que podem propor sua tramitação regular após avaliação de viabilidade.

Matheus Garcia Costa, de 11 anos, aluno do Maple Bear, disse adorar a política e achou a proposta do programa interessante: “Eu me candidatei e agora espero ganhar para conseguir ter uma melhor experiência, quem sabe até ajudar”. Quando perguntado sobre seguir a carreira política quando adulto, Pedro Henrique Matias Rodrigues, de 16 anos, aluno do Colégio Batista Mineiro, disse que não quer ser candidato a vereador, mas sim prefeito da capital mineira.

Confira as escolas participantes desta edição: 
Centro Pedagógico da UFMG
Colégio Batista Mineiro - Unidade Castelo
Colégio Batista Mineiro - Unidade Floresta
Colégio Cristão Efigênia Tobias 
Escola Estadual Henrique Diniz 
Escola Municipal Dom Orione
Escola Municipal Henriqueta Lisboa
Escola Municipal Luiz Gonzaga Junior 
Escola Municipal Maria Silveira 
Escola Municipal Milton Campos
Escola Municipal Oswaldo França Júnior
Escola Municipal Professora Acidália Lott
Escola Municipal Solar Rubi
Escola Municipal Tristão da Cunha
Escola Municipal Zilda Arns
Maple Bear Canadian School

Superintendência de Comunicação Institucional 

Visite a Câmara com candidatos a vereadores mirins