Janeiro na Câmara

Oficina mostra como tirar fotografias de qualidade profissional com celular

Voltada para parlamentares, cidadãos e servidores, atividade deu dicas de enquadramento e de apps gratuitos para edição

quinta-feira, 18 Janeiro, 2024 - 18:00
Mulher jovem tira fotos de flores com telefone celular, durante o dia.

A maior parte das pessoas que utiliza telefone celular tem uma câmara que pode tirar fotos a qualquer momento. Nem todas conhecem os recursos que essa ferramenta oferece, tanto para tirar excelentes selfies ou quanto para fotos de qualidade profissional. A “Oficina de fotografia: como tirar fotografias pelo celular”, realizada nesta quinta-feira (18/1) e aberta a parlamentares, cidadãos e servidores, deu dicas de enquadramento e de apps gratuitos para edição. A atividade faz parte da Programação Especial de Férias da CMBH e foi ministrada pelos dos fotógrafos da Superintendência de Comunicação Institucional da Câmara Municipal de Belo Horizonte. 

Os fotógrafos Abraão Bruck, Karoline Barreto e Rafaella Ribeiro explicaram aos alunos presentes, cidadãos e servidores, ferramentas para realizar fotografias de qualidade na era digital. Partindo de um breve contexto histórico da origem da fotografia, a oficina abordou temas como configurações da câmera, composição, enquadramento, regra dos terços, foco, exposição, iluminação, postura e edição, além de orientações personalizadas. Foram utilizados recursos como apresentações de imagem, texto e vídeos explicativos com exemplos de imagens de tons quentes e frios ou poses mais ou menos harmônicas, além de recomendações de aplicativos gratuitos para edição no celular. “É importante contribuir para que as pessoas façam cada vez melhor a foto mobile, muito presente no cotidiano”, afirmou Abraão Bruck. “A fotografia é uma maneira importante de expressão e comunicação. Vivemos num mundo povoado de imagens”, acrescentou. 

Ao final da aula, os alunos foram convidados para testarem as ferramentas ensinadas com acompanhamento dos fotógrafos em um ensaio na Praça da Constituinte. Raquel Pereira, 22 anos, estudante universitária, moradora de São José da Lapa, ficou sabendo da atividade através de um servidor da CMBH.  “Conhecia algumas ferramentas, mas não sabia usar, e outras passei a conhecer. Participo no Ministério de Mídia de uma igreja e vou aplicar os conhecimentos no dia a dia”, disse. Meire Luíza, 59 anos, técnica de laboratório, ficou sabendo do evento pelo Instagram: “Aprendi várias funções da câmara que não sabia que existiam nem como usar”. 

Oficinas de cerâmica e de desenhos de Guignard

Outra atividade que promete envolver o público é a Oficina de Introdução à Cerâmica, que será realizada na área externa do Restaurante Popular, nesta sexta-feira (19/1), das 13h30 às 15h30, a atividade voltada para o público adulto vai oferecer até 20 vagas por ordem de chegada. 

A área externa do Restaurante Popular também vai abrigar a Oficina Colorindo Guignard, que pretende apresentar o universo guignardiano a partir da reprodução de algumas naturezas mortas para colorir. O objetivo, segundo os organizadores, é renovar o olhar sobre a obra do artista por meio das cores, construindo a percepção estética a partir das releituras que serão feitas pelos próprios participantes. A atividade terá a participação de Wanalyse Emery, do Museu Casa Guignard Ouro Preto, e será realizada no dia 25 de janeiro (quinta), das 12h às 15h.

Superintendência de Comunicação Institucional

PROGRAMA CÂMARA CULTURAL- Oficina de Fotografia- Como tirar fotografias pelo celular