IGUALDADE RACIAL

Câmara vai celebrar Dia da Consciência Negra com debates e ações culturais

Evento é uma realização do programa Câmara Cultural, voltado à preservação da memória e do patrimônio cultural de BH

quinta-feira, 16 Novembro, 2023 - 18:30

Imagem: Divulgação CMBH

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, a Câmara Municipal de Belo Horizonte vai promover, na próxima segunda-feira (20/11), rodas de conversas, mesas redondas e apresentações culturais alusivas ao tema da promoção da igualdade étnico-racial. O evento, que ocorre na sede do Poder Legislativo, é uma realização do Programa Câmara Cultural, instituído em 2023 com o objetivo de contribuir para a preservação da memória e do patrimônio cultural belo-horizontino em suas diferentes manifestações. As atividades são gratuitas e abertas ao público. Confira a programação completa

As atividades serão abertas às 9h, com um café da manhã compartilhado. A ideia é que os participantes tragam de casa quitutes de origem afro-brasileira, para uma mesa coletiva que será montada no Hall do Corredor Cultural Guignard. Na sequência, Às 10h, no mesmo local, ocorre a apresentação cutural Colos_Casas_Quilombos_Quebradas, com o artista e gestor cultural belo-horizontino Negro F, que vai tratar de conceitos e recortes ligados à temática da identidade, da raça e do pertencimento. 

Às 11h, também no Hall do Corredor Cultural Guignard, ocorre a roda de conversa Desafios da construção de um Câmara Cultural Diverso e Antirracista, com a participação de Glaucia Cristiane Martins, que é quilombola e coordenadora-geral da Associação do Kilombo Família Souza, além de Priscila Muniz, servidora da Câmara Municipal e licenciada em artes plásticas.  

Comitê de Igualdade Racial

No turno da tarde, a partir das 13h30, no Plenário Paulo Portugal, tem início o lançamento do Comitê de Promoção da Igualdade Racial da Câmara, com o presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Gabriel (sem partido), atividade que inclui a realização de um roda de conversa com a vereadora Iza Lourença (Psol), à frente do comitê.   

Instituído pela Portaria Portaria 21.301/2023, o comitê tem entre suas atribuições a promoção de estudos e ações para adesão da Câmara ao Programa de Certificação em Promoção da Igualdade Racial do município. Criado pela Prefeitura, o programa busca estimular e reconhecer práticas de enfrentamento ao racismo e combate à discriminação étnico-racial no âmbito das instituições públicas e privadas. 

Cotas raciais

As políticas para implantação de ações afirmativas estarão em discussão em mesa redonda que ocorre às 15h, no Plenário Paulo Portugal, com o tema Cotas raciais na administração pública: conquistas, desafios e perspectivas. Participam da atividade, na condição de debatedores, o defensor público Gustavo Gonçalves Martinho e Michele de Souza Rocha, psicóloga e servidora da Câmara Municipal. 

O debate será uma oportunidade de reflexão sobre os diferentes aspectos implicados na construção de um serviço público mais inclusivo e representativo da diversidade brasileira. O evento abre portas, ainda, para tratar das medidas que a Câmara tem adotado para garantir mais igualdade no acesso a direitos. No último dia 30 de outubro, os vereadores aprovaram, em votação definitiva, o Projeto de Resolução 748/2023, proposto pela Mesa Diretora, que reserva a pessoas pretas e pardas 20% das vagas para os concursos públicos do Poder Legislativo municipal. 

Documentário 

Às 18h, marcando o encerramento das atividades de celebração do Dia da Consciência Negra, ocorre a exibição do documentário A negação do Brasil, do cineasta Joel Zito de Araújo. O filme faz uma viagem pela história da telenovela no Brasil, apresentado uma análise do papel nela atribuído a atores e personagens negros. Após o fim da sessão, está prevista a realização de um debate a ser conduzido por Bruno Reis, servidor da Câmara, e por Pablo Freire, que integra a equipe do programa Câmara Cultural. 

Superintendência de Comunicação Institucional