AUDIÊNCIA PÚBLICA

Reformas e construções de novas Academias da Cidade em debate

Faltam duas academias entre as quatro previstas para serem construídas até 2025. Duas foram entregues e uma está prevista para 2024

terça-feira, 17 Outubro, 2023 - 16:15
Dois homens se exercitam em Academia da Cidade, em local aberto, durante o dia.

Foto Sidney Lopes/CMBH

Belo Horizonte tem atualmente 81 Academias da Cidade com cerca de 15 mil usuários inscritos, implantadas pela Secretaria Municipal de Saúde, com incentivo federal.  A Comissão de Saúde e Saneamento realiza na quinta-feira (19/10), às 13h, no Plenário Camil Caram, audiência pública para debater as reformas e construções de novos desses equipamentos. Solicitado por Bruno Pedralva (PT), o evento irá discutir as dificuldades de ampliação do serviço gratuito, que oferece atividades como ginástica, dança, jogos, esportes, lutas e caminhada orientada, após avaliação de um profissional de Educação Física. Interessados podem acompanhar o encontro ao vivo pelo Portal CMBH e pelo canal da Câmara no YouTube e enviar perguntas e sugestões por meio deste formulário até o encerramento da reunião.

Pedralva explicou que em algumas visitas técnicas realizadas às Academias da Cidade, observou que, muitas vezes, elas necessitam de local adequado e de materiais que possibilitem o bom atendimento dos usuários. o vereador salientou a necessidade de discutir a ampliação dessa política, com a abertura de novas unidades. "É a partir de políticas como as Academias da Cidade que o SUS poderá atuar cada vez mais na promoção da saúde", concluiu.
 
Nota técnica da Consultoria Legislativa da Câmara informa que as academias da cidade foram implantadas em Belo Horizonte em 2006, visando a promoção da saúde da população por meio do incentivo à prática de atividade física e à alimentação saudável. As academias são classificadas pelo Ministério da Saúde como polos do Programa Academia da Saúde, que faz parte da atenção primária à saúde e deve buscar se articular com ela e com os demais serviços sociais realizados em cada região. 
 
De acordo com a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, as Academias da Cidade oferecem atividades gratuitas para qualquer pessoa acima de 18 anos. As atividades oferecidas podem contribuir para adoção de hábitos saudáveis pela população da capital mineira, cuja principal causa da morte são doenças crônicas não transmissíveis, com destaque para as doenças cardiovasculares e neoplasias. 
 
O Plano Municipal de Saúde (PMS) 2022 - 2025 apresentou como meta a implantação de quatro academias da cidade, e a Programação Anual de Saúde (PAS) de 2024 traz como uma de suas metas a implantação de uma Academia da Cidade. Caso essa previsão seja mantida, serão implantadas apenas três academias da cidade durante a vigência do PMS 2022 - 2025. O PMS 2022 – 2025 e a PAS 2022, 2023 e 2024 não têm previsão explícita de reforma para as academias da cidade, que também não são mencionadas na PPP - Atenção Primária (edital nº 008/2011 – BH).  
 
Foram convidados para a audiência os secretários municipais de Saúde, Danilo Borges Matias, de Governo, Castellar Modesto Guimarães Neto, o diretor-presidente da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), Claudius Vinícius Leite Pereira, além dos presidentes dos Conselhos Distritais de Saúde e diretores Regionais de Saúde Centro-Sul, Leste, Noroeste, Norte, Pampulha, Venda Nova e Oeste. Também estão previstas as presenças do presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Antônio Pádua Aguiar, além dos representantes dos Conselhos Distritais de Saúde da Regional Nordeste, Aparecida Maria de Oliveira, e do Barreiro, Benícia Maria do Amaral. 
 
 Superintendência de Comunicação Institucional