ÔNIBUS SEM QUALIDADE

CPI aprova intimação do administrador da Transimão no dia 9 de novembro

Citado em vários depoimentos, gestor foi intimado como testemunha. Pedido de informações questiona atrasos e cancelamento de viagens 

quinta-feira, 26 Outubro, 2023 - 20:45

Foto: Bernardo Dias/CMBH

Na 17ª reunião da comissão parlamentar de inquérito que apura deficiências na prestação de serviços pelas concessionárias do transporte coletivo (CPI – Ônibus sem qualidade), realizada nesta quinta-feira (26/10), foram aprovados requerimentos da relatora do colegiado, Loíde Gonçalves (Pode), e do presidente da Câmara, Gabriel (sem partido), solicitando, respectivamente, a nova convocação do administrador da Transimão Transportes Rodoviários Ltda e o envio de pedido de informações ao Superintendente de Mobilidade de Belo Horizonte (Sumob), André Dantas, acerca dos atrasos e suspensões de viagens no sistema de transporte público relatadas por usuários. A oitiva com Dantas, agendada inicialmente para esta data, foi reagendada para esta sexta-feira (27/10), às 13h30, no Plenário Camil Caram. Confira o resultado completo da reunião.

O Requerimento de Loíde Gonçalves, aprovado por unanimidade, solicita a convocação do sócio-administrador da Transimão Transportes Rodoviários Ltda, Nilo Gonçalves Simão, para prestar informações pessoalmente na qualidade de testemunha, de acordo com o disposto no artigo 209, §1 do Código de Processo Penal, devido à menção do seu nome em diversos depoimentos colhidos pela CPI (confira aqui a íntegra do requerimento). A oitiva, que ocorreria na reunião de hoje (26), foi agendada para o dia 9 de novembro, às 9h30, no Plenário Helvécio Arantes. O objetivo da CPI é esclarecer questões relacionadas ao funcionamento da empresa que geraram dúvidas e preocupações.

No segundo e último requerimento apreciado, também aprovado, pedido de informação assinado pelo presidente da Casa solicita ao prefeito Fuad Noman e ao titular da Sumob, André Dantas, a relação das 25 piores linhas no que tange ao percentual de viagens não realizadas e ao percentual viagens atrasadas (considerandos os dados levantados a partir de 8 de julho de 2023), com o detalhamento de cada uma e a empresa responsável pela operação. A proposição alega que, entre os inúmeros problemas apontados pelos usuários, um dos mais relatados é superlotação das linhas, que têm ligação direta com os atrasos e a supressão de viagens programadas. O prazo para resposta será de cinco dias úteis.

Oitiva remarcada

Conforme deliberado na 16ª reunião, na última segunda-feira (23), o depoimento do superintendente de Mobilidade foi remarcado para esta sexta, dia 27 de outubro. O adiamento atendeu solicitação do procurador geral Hércules Guerra, que alegou a participação de André Dantas como representante do Município na 22ª edição do Congresso Arena ANTP 2023, promovido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT, que acontece em São Paulo entre os dias 24 e 26 deste mês.

Superintendência de Comunicação Institucional

17ª Reunião - Comissão Parlamentar de Inquérito - CPI - Ônibus sem qualidade