AUDIÊNCIA PÚBLICA

Em pauta, políticas de apoio ao uso de bicicletas em Belo Horizonte

Comissão quer discutir com a Prefeitura e com coletivos de ciclistas medidas para proteger quem escolhe o modal

segunda-feira, 18 Setembro, 2023 - 17:30

Foto: Cláudio Rabelo/CMBH

Engarrafamento, sedentarismo, estresse. O estilo de vida nos grandes centros urbanos impacta a saúde física e mental das pessoas, problema que pode ser amenizado pelo uso da bicicleta, seja como meio de transporte ou para o lazer e a prática esportiva. Audiência pública da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo vai discutir o tema na próxima quarta-feira (20/9), às 9h30, no Plenário Camil Caram. Solicitada pela vereadora Cida Falabella (Psol), a reunião irá debater os diversos benefícios do ciclismo em Belo Horizonte, bem como soluções para os desafios que as ruas da cidade ainda impõem à prática. O evento será transmitido ao vivo pelo canal da Câmara Municipal no YouTube e os interessados podem participar enviando comentários, dúvidas e sugestões pelo formulário já disponível. 

A despeito dos inúmeros benefícios do transporte sobre duas rodas, os praticantes do ciclismo ainda enfrentam muitas dificuldades no dia a dia, associadas, entre outros, a fatores como a insuficiência na rede de ciclovias e a hostilidade do trânsito, que muitas vezes impõe riscos à segurança de quem escolhe trafegar em bicicletas. Conforme destaca Cida Falabella, o ciclismo está presente de diversas formas na cidade e deve ser valorizado e acolhido em todas as suas dimensões. "Para isso, nós precisamos ouvir ponderações, críticas, encaminhamentos de ciclistas, movimentos, associações e entidades que atuam com e para o estímulo ao uso da bicicleta na cidade”, afirma a parlamentar. 

Foram convidados para a audiência, entre outros, representantes da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), da Superintendência de Mobilidade (Sumob), da BHTrans e da Guarda Civil Municipal. São esperados, ainda, membros de diferentes coletivos da sociedade civil, como os movimentos Minha BH, BH em Ciclo, Nossa BH, Terça das Manas, Bike Anjo, Inconfidentes Pedalantes, entre outros.

Superintendência de Comunicação Institucional