Câmara Mirim

Vereadores mirins foram diplomados nesta terça-feira em solenidade no TRE-MG

Objetivo do projeto é desenvolver a consciência política e participativa por meio da educação cidadã

terça-feira, 22 Agosto, 2023 - 19:00

Foto: Karoline Barreto/CMBH

Os estudantes do 3º ciclo do ensino fundamental eleitos vereadores mirins em 31 de maio deste ano foram diplomados nesta terça-feira (22/8), em solenidade realizada no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), a qual contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Gabriel (sem partido). Ao todo, 39 estudantes participam como vereadores do Câmara Mirim, projeto cujo objetivo é desenvolver a consciência política e participativa por meio da educação cidadã.

Durante seu discurso no evento, o presidente da CMBH destacou a importância da democracia para evitar a concentração de poder e afirmou que, mais do que um exercício no âmbito escolar, esta lição aprendida pelos estudantes durante as atividades do Câmara Mirim é uma realidade. Gabriel também destacou que os adolescentes participantes puderam aprender sobre a importância dos votos, que foram disputados pelos candidatos mirins e concederam aos eleitos o poder de agir em nome dos representados.

O parlamentar explicou aos estudantes que os diplomas que lhes foram entregues nesta terça-feira têm o mesmo design daqueles recebidos por ele e pelos demais vereadores da capital. Gabriel também destacou que, após participarem do processo eleitoral e das atividades de educação política por meio do Câmara Mirim, os vereadores mirins podem até, em um futuro próximo, ter não apenas o diploma de vereador mirim, mas também o diploma de vereador da cidade de Belo Horizonte, caso optem pela atividade política institucional.

Ouvir, trazer soluções e votar com consciência

A possibilidade de seguir carreira na política não é descartada por Maria Clara Soares, de 15 anos, que cursa o 9º ano na Escola Municipal Lídia Angélica, no Bairro Itapoã. Diplomada vereadora mirim nesta terça-feira, a estudante elogiou a iniciativa da Câmara Municipal em proporcionar o desenvolvimento da consciência política por meio do Câmara Mirim. Ela conta que conheceu o projeto este ano e, por meio dele, aprendeu que o principal papel do vereador é ouvir a sociedade e, a partir disso, trazer soluções para os problemas da cidade. Durante audiência pública ocorrida em sua escola, os estudantes elaboraram uma proposta, que deve ser votada no Plenário do Câmara Mirim, para criação de um aplicativo digital para usuários de centros de saúde. Conforme explica Maria Clara, o objetivo é que o aplicativo permita a marcação de consultas e a divulgação de campanhas de vacinação sem que o paciente precise, para isso, ir à unidade de saúde.

Estudante do 9º ano do Colégio Batista Mineiro, Unidade Castelo, Leonardo Costa, de 15 anos, conta que, desde o início do Câmara Mirim já esteve na Câmara Municipal, na UFMG e no TRE-MG, tendo participado de atividades e oficinas. Ele conta que tem aprendido sobre a importância da participação do jovem na política e a respeito das funções de cada representante eleito, bem como em relação às regras do processo eleitoral, desde o seu início, englobando não apenas as eleições para vereadores, mas também para cargos mais altos como presidente da República. Leonardo explica que a participação no Câmara Mirim vai capacitar-lhe a entender melhor as propostas de cada candidato nas eleições municipais do ano que vem, permitindo-lhe votar com mais consciência. O estudante, que foi diplomado nesta terça-feira, apresentará aos membros do Câmara Mirim uma proposta sobre saúde mental e relacional, a qual ele espera que obtenha o apoio dos vereadores de Belo Horizonte e possa ajudar a cidade.

Yuri Rodrigues, estudante do 9º ano na Escola Municipal Helio Pelegrini, também recebeu o diploma de vereador mirim das mãos do presidente da CMBH, Gabriel, e de representantes do TRE-MG. Ele explicou que, em audiência pública no âmbito do Câmara Mirim, os alunos do Helio Pelegrini apresentaram uma proposta sobre educação antirracista, a qual tem o objetivo de assegurar a promoção de palestras e atividades em escolas sobre o tema. Yuri também conta que durante o Câmara Mirim aprendeu sobre o processo legislativo e hoje diz saber que “os vereadores são a voz do povo na política”.

Eleição, representação e atividade parlamentar

O projeto Câmara Mirim é desenvolvido pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Belo Horizonte, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais e o Centro Pedagógico da UFMG. Em atividade desde 2008, o Câmara Mirim é um projeto de educação para a cidadania, por meio da formação política e do debate sobre temas de interesse social, ambiental, econômico, político, entre outros. Em 2023, além do Centro Pedagógico da UFMG, nove escolas municipais, uma estadual e duas particulares integram a lista de 13 instituições participantes. Em cada uma delas, três vereadores mirins foram eleitos, entre estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

Após eleitos, os vereadores mirins tiveram a oportunidade de conhecer diferentes aspectos da atividade parlamentar. Para aprenderem sobre o papel do Legislativo e o funcionamento do sistema político brasileiro, os estudantes simularam audiências públicas, conheceram mecanismos de participação cidadã, exercitaram o diálogo e a troca de conhecimentos e elaboraram sugestões de proposição, as quais serão apreciadas em comissões e em Plenário, no âmbito do Câmara Mirim.

Superintendência de Comunicação Institucional

Diplomação dos Vereadores Mirins