ESPORTE E LAZER

Parlamentares irão vistoriar praças, parques e outras áreas de convívio

Incentivo a expressões da cultura periférica e promoção do uso da bicicleta na cidade serão debatidos em audiência pública

quarta-feira, 9 Agosto, 2023 - 12:30

Foto: Bernardo Dias/CMBH

Parques, praças e áreas destinadas à prática do esporte e do lazer em BH devem ser vistoriados por parlamentares nas próximas semanas. A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo aprovou na manhã desta quarta-feira (9/8) a realização de cinco visitas técnicas a diferentes espaços da cidade. Além das condições de uso, durante as vistorias, serão verificadas necessidades de revitalização, instalação de novos equipamentos e criação de academia ao ar livre, dentre outros pontos. Por meio de duas audiências públicas aprovadas no colegiado, a comissão deve ainda realizar dois debates importantes para a cidade, quando serão discutidos o Programa Municipal de Incentivo às Batalhas de Rimas, aos Saraus e aos Slams e o uso da bicicleta para promoção do lazer e do esporte em BH. Antes de encerrar a reunião, o colegiado fez um minuto de silêncio em homenagem ao adolescente de 13 anos Thiago Flausino, morto durante operação da Polícia Militar na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro. Confira o resultado final da reunião.

Campinho do Novo Tupi

A primeira vistoria a ser realizada está marcada para o dia 21 de agosto, às 15h, na Rua Um, nº 14, no Bairro Novo Tupi. No local, a pedido de Loíde Gonçalves ( Pode), será analisada a possibilidade de revitalização do espaço conhecido como Campinho do Novo Tupi. A expectativa é para a construção de vestiário e alambrados e arquibancada, instalação de refletores de LED, criação de academia ao ar livre e outras benfeitorias necessárias e importantes para estimular o esporte e lazer na região.  

Ainda na solicitação, a parlamentar pede que a Prefeitura apresente informações acerca de possíveis soluções e providências sobre a demanda, bem como o prazo para sua informação. Para a agenda foram convidados respresentantes das Secretarias Municipais de Governo; de Esportes e Lazer e de Obras e Infraestrutura e da Gerência Regional de Manutenção Norte.

Tupi-Lagedo e D. Clara

Também na região, já no Bairro Tupi-Lagedo, a pedido de Cleiton Xavier (PMN), a comissão fará visita técnica a dois locais. Na Avenida Desembargador Cândido Martins de Oliveira será verificada a possibilidade de revitalização e manutenção da área de esportes e lazer. Já na Avenida Risoleta Neves, ao lado do CRAS, a solicitação é para implantação ou construção de pistas de treinamento e arrancadas para atletismo com caixa de areia. As visitas agendadas para o dia 28 de agosto, às 15h, terão ponto de encontro na Avenida Desembargador Cândido Martins de Oliveira. São esperados para as agendas representantes da Secretaria Municipal de Governo, da BHTrans e da Coordenadoria de Atendimento Regional Norte.

Cleiton Xavier ainda assina, juntamente com a presidente da comissão, Marcela Trópia (Novo), pedido de vistoria a ser feito ao Parque Dona Clara e ao Campo São José Operário. Segundo os parlamentares, o objetivo é verificar as condições gerais do Parque Ecológico Universitário que, conforme informações de usuários, se encontra com sinais de abandono. A agenda, marcada para o dia 22 de agosto, às 10h, na Rua Orozimbo Nonato, nº 674, no Bairro Dona Clara, deve contar com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura; da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica e da Coordenadoria de Atendimento Regional Pampulha.

Regional Nordeste e Barreiro

Na Região Nordeste,  a pedido de Marcela Trópia, dois espaços serão vistoriados no dia 29 de agosto. Às 10h, a comissão irá na Rua São Claret, nº 242, no Bairro Silveira, para vistoriar a Praça do Magnito. Na ocasião, serão verificadas as condições gerais do espaço e do seu entorno que, conforme informações de usuários, encontra-se com sinais de abandono. Em seguida, às 11h, a expectativa é de verificar as condições gerais do Parque Ecológico e Cultural Professor Marcos Mazzoni que também, conforme informações de usuários, encontra-se nas mesmas condições de abandono. O parque fica na Rua Deputado Bernardino Sena Figueiredo, nº 1.022, na Cidade Nova. Foram convidados para as agendas representantes da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura e da Coordenadoria de Atendimento Regional Nordeste.

Já na Região do Barreiro a visita técnica deve ocorrer no Centro de Educação Ambiental do Barreiro, localizado na Avenida Waldyr Soeiro Emrich, nº 1001, no Bairro Novo das Indústrias. A pedido de Jorge Santos (Republicanos), a comissão deve avaliar a possibilidade de construção de um bike park no Centro de Educação Ambiental do Barreiro.  A agenda marcada para o dia 1º de setembro, às 11h, deve  contar com a presença de representantes das Secretarias Municipais de Meio Ambiente; Esportes e Lazer e Obras e Infraestrutura; além de membros da Coordenadoria de Atendimento Regional Barreiro.

Batalhas de rimas e uso da bicicleta

A comissão também aprovou pedidos para a realização de duas audiências públicas. Solicitado por Cida Falabella (Psol), Iza Lourença (Psol) e Bruno Pedralva (PT), o primeiro encontro deve discutir, no dia 23 de agosto, às 9h30, no Plenário Camil Caram, o Programa Municipal de Incentivo às Batalhas de Rimas, aos Saraus e aos Slams.

Segundo os autores do pedido, a realização da audiência tem o objetivo de ampliar o debate junto à sociedade civil, tendo em vista a tramitação do Projeto de Lei 564/2023, que busca instituir o referido programa em Belo Horizonte. Aprovado em 1° turno, por unanimidade pelo Plenário, o PL objetiva contribuir para a melhor organização e difusão das manifestações culturais e periféricas, relativas às batalhas de rimas, saraus e slams, de forma a criar ações de suporte e incentivo para estruturação desses eventos no Município.

Ainda de acordo com os parlamentares, o movimento do hip hop, que integra as linguagens da dança (break), do grafite e das rimas, completa em 2023 50 anos de existência mundial. Surgido no Bronx, em Nova York, o movimento cultural é protagonizado pela juventude e agrega em sua expressão em múltiplas linguagens, em uma verdadeira "ocupação artística das ruas". “Em Belo Horizonte e região metropolitana, este movimento também já está fortemente consolidado, nos mais diferentes territórios da cidade, como forma de expressão da resistência à realidade social urbana”, ressaltam.

Já a segunda audiência irá debater, no dia 20 de setembro, às 9h30, no Plenário Camil Caram, o uso da bicicleta para promoção do lazer e do esporte no município. Solicitado por Cida Falabella, o encontro pretende ouvir e acolher as ponderações, críticas e encaminhamentos de ciclistas, movimentos, associações, grupos ciclísticos e entidades que atuam com, e para, o estímulo ao uso da bicicleta na cidade. Ao debater o pedido, a parlamentar lembrou que a audiência havia sido marcada em data anterior, mas que, em função de convocação de reunião extraordinária do Plenário, o encontro não pode ocorrer. “A bicicleta é uma realidade na nossa cidade. Temos movimentos importantes em BH que acompanham essa questão da bicicleta na mobilidade urbana como um todo e essa comissão é o espaço para esse debate”, afirmou.

Antes de encerrar a reunião, os parlamentares realizaram um minuto de silêncio pela morte de Thiago Menezes Flausino durante operação da Polícia Militar na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, no último domingo (6/8). O momento ocorreu por sugestão de Marcela Trópia, após Cida Falabella compartilhar a notícia e seu pesar pela morte do adolescente de 13 anos. “Um garoto que tinha o sonho de ser jogador de futebol. Mais um jovem da periferia que é morto de uma maneira absurda, confundido com alguém perigoso, quando na verdade deveria estar sendo protegido pela Polícia Militar”, afirmou a parlamentar.

Participaram da reunião, as vereadoras Cida Falabella, Marcela Trópia e Professora Marli (PP) e o vereador Alvaro Damião (União).

Assista à íntegra da reunião.

Superintendência de Comunicação Institucional

26ª Reunião Ordinária - Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo