AUDIÊNCIA PÚBLICA

Em debate, ocupação desordenada e saneamento do Córrego Embiras, na Pampulha

Comissão deseja saber previsão de limpeza e de canalização de córrego que percorre a Vila Biquinhas 

sexta-feira, 21 Julho, 2023 - 12:30
Córrego embiras com lixo em suas águas e rodeado por casas.

Foto Google Maps / Street View

Os impactos ambientais e a necessidade de realização de obras de saneamento básico no Córrego Embiras, localizado na Rua Nossa Senhora de Eucaristia, Bairro Vila Biquinhas, na Pampulha, serão debatidos pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana na segunda-feira (24/7), às 13h30, no Plenário Camil Caram. Solicitado por Loíde Gonçalves (Pode), o evento também inclui a discussão sobre ocupação do solo urbano sem planejamento e os impactos negativos para saúde e segurança dos moradores no mesmo local. O evento será transmitido em tempo real pelo Portal da CMBH e os interessados podem encaminhar perguntas, dúvidas e sugestões por meio deste link.

A parlamentar Loíde Gonçalves deseja saber quais são as providências imediatas que a Prefeitura pretende adotar a respeito da limpeza do Córrego Embiras e canalização esgoto da Vila Biquinhas em prol da qualidade de vida dos moradores. A assessoria da vereadora informou que ela pretende obter informações sobre a existência de projeto para a canalização do esgoto. Em caso de resposta negativa, ela deseja saber quando ele será feito e, em caso de resposta positiva, se há previsão de início de obras. 

Foram convidados os secretários municipais de Governo, Josué Costa Valadão, de Obras e Infraestrutura, Leandro César Pereira, e de Meio Ambiente, José Reis Nogueira de Barros. Também estão previstas as presenças do diretor-presidente da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), Claudius Vinícius Leite Pereira, e do diretor de Operação da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Guilherme Frasson Neto. 

Córrego Embiras

A Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana já realizou visita técnica a outro ponto do Córrego Embiras no ano passado para abordar questões similares. Na ocasião, o parlamentar Wilsinho da Tabu (PP) realizou vistoria na Rua Agnaldo Bicalho Ervilha, esquina com Rua Coronel Joaquim Tibúrcio, no Bairro Heliópolis para observar problemas ambientais ocasionados por excesso de chuvas na região como impermeabilização da cidade, ocupações desordenadas, mudança no curso de rios e córrego e grande volume de lixo descartado de forma irregular. O vereador mencionou que a região necessitava de acompanhamento e intervenções para a garantia da segurança dos moradores diante de perigos iminentes e da falta de acompanhamento adequado do poder público. 

Superintendência de Comunicação Institucional