AUDIÊNCIA PÚBLICA

Obra de grande porte próxima a reserva florestal no Barreiro preocupa vereadores

Reserva está em área particular da Vallourec, de 206 mil m². Empreendimento comercial e logístico demandou corte de árvores

sexta-feira, 16 Junho, 2023 - 12:30
Árvore frondosa abaixo de céu azul, durante o dia.

Foto Cláudio Rabelo/CMBH

A preservação de uma extensa área verde, com mais de 200 mil m², na Região do Barreiro será tema de audiência pública a ser realizada pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana na próxima segunda-feira (19/6), às 13h30, no Plenário Camil Caram. A reserva, de propriedade da Vallourec, que mantém uma usina na região, estaria ameaçada pela construção de um grande empreendimento comercial e logístico em terreno vizinho. O debate, solicitado pelos vereadores Professor Juliano Lopes (Agir) e Wanderley Porto (Patri), será transmitido ao vivo pelo canal da Câmara Municipal no YouTube. Além da participação presencial, os interessados podem enviar perguntas, dúvidas e sugestões pelo formulário já disponível. 

“É fundamental discutirmos a preservação e o uso dessa importante área verde. Trata-se de uma extensa reserva, em frente ao local onde recentemente foram cortadas quase 10 mil árvores para a construção de um empreendimento comercial e logístico”, afirmou Wanderley Porto. Ele defende a preservação do verde na cidade para proporcionar qualidade de vida, lazer e a prática de atividades esportivas. “Além da Prefeitura e responsáveis pela área, convidamos para a audiência representantes dos escoteiros e dos ciclistas da região”, contou. No texto do requerimento, Lopes e Porto afirmam ser fundamental analisar os aspectos legais, sociais e ambientais envolvidos no tema com o intuito de promover um diálogo construtivo e encontrar soluções que conciliem as necessidades de desenvolvimento com a proteção dos recursos naturais. 

Também foram convidados o secretário municipal de Meio Ambiente, José Reis Nogueira de Barros; o presidente da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, Sérgio Augusto Domingues; e a coordenadora de Atendimento Regional Barreiro, Lidiane de Souza Monteiro. São esperados ainda Davi Augusto, representantes do Grupo de Ciclistas do Barreiro e da Vallourec Soluções Tubulares do Brasil e da Log Commercial Properties, além do Grupo Escoteiro Coronel Vicente Torres Júnior.

Superintendência de Comunicação Institucional