PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO

Vereadores pedem apoio ao Iphan para revitalização de locais ícones de BH

Pampulha, Serra do Curral, Praça do Papa e Praça da Estação podem se beneficiar de apoio federal

segunda-feira, 3 Abril, 2023 - 19:15

Foto: Bárbara Crepaldi/CMBH

O presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Gabriel (sem partido), junto com os vereadores Jorge Santos (Republicanos) e Braulio Lara (Novo), recebeu nesta segunda (3/4) o presidente do  Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass. A pauta do encontro foi a prospecção de apoio federal para viabilizar a revitalização de pontos importantes para a cidade que precisam de reforma e melhorias, como o conjunto arquitetônico da Pampulha, a Serra do Curral, a Praça do Papa e a Praça da Estação. O  prédio da Santa Casa de Misericórdia de BH também estaria entre os bens públicos a serem beneficiados. 

Em relação à Pampulha, Gabriel falou da necessidade de retomar um comitê para sua preservação, restaurando espaços como o Cassino. “Se continuar do jeito que está, em dez anos a lagoa entrará em total desuso”, avaliou o presidente.

Braulio Lara (Novo) disse que, apesar de a orla e do espelho d'água serem patrimônio tombado, a Lagoa da Pampulha, alvo de CPI da qual é relator, tem sido mutilada pelo Poder Executivo. “Tem um lado muito turístico que é o lado do Aeroporto da Pampulha, mas o lado oeste da lagoa está literalmente detonado”, lamentou. Ele pediu a ajuda do órgão federal na fiscalização da lagoa, “alvo de atrocidades cometidas pela Prefeitura”.

Leandro Grass se disse satisfeito com o interesse dos vereadores pela pauta cultural e informou que sua gestão tem o propósito de estreitar os laços do governo federal com os municípios e estados. “Minas Gerais  tem uma importância ímpar no patrimônio cultural brasileiro, Belo Horizonte de maneira especial. Que essa aproximação com o Legislativo, de fiscalização e proposição, possa ser uma grande parceria da política de patrimônio cultural”, declarou.

Superintendência de Comunicação Institucional

Vereadores se reúnem com Presidenre do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)  para pedir apoio federal pela valorização do patrimânio cultural de BH