HOMENAGEM

Presidente Gabriel recebe Medalha da Inconfidência em Ouro Preto

Comenda foi entregue pelo governador Romeu Zema, no centro de convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop)

sexta-feira, 21 Abril, 2023 - 16:30

Foto: Cláudio Rabelo/CMBH

Neste 21 de abril, data que resgata os valores históricos de Minas Gerais, como a luta por um processo mais democrático e de liberdade, o presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Gabriel (sem partido), foi homenageado com a Medalha da Inconfidência, honraria concedida pelo Estado a personalidades e instituições que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais e do país. A comenda foi entregue pelo governador Romeu Zema (Novo), no centro de convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), na cidade histórica da região central mineira. A cerimônia teve como principal agraciado nesta edição o ex-presidente Michel Temer (MDB), orador da solenidade. Outros 168 nomes também receberam a medalha, entre eles o senador, ex-juiz e ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro (União). 

"Nesse mundo, ser mineiro já é uma honra. Receber a Medalha da Inconfidência, em Ouro Preto, acrescenta nessa história um metal onde está cravada para sempre a liberdade, ainda que tardia. Presidir a Câmara Municipal de Belo Horizonte, que é a Capital de Minas Gerais todos os dias do ano, menos em 21 de abril (nesta data, a capital do estado é transferida simbolicamente para Ouro Preto, como parte das tradições), tem sido uma oportunidade para quem tem tanto orgulho de ser daqui", declarou Gabriel.

A honraria foi criada em 1952 pelo governador Juscelino Kubitscheck e é, tradicionalmente, entregue todo dia 21 de abril, Dia de Tiradentes, em alusão a Joaquim José da Silva Xavier, mártir da Inconfidência Mineira, movimento de independência que teve como epicentro a cidade de Ouro Preto, no século XVIII. Tiradentes foi executado em 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro.

Superintendência de Comunicação Institucional 

Vereador Gabriel recebe Medalha da Inconfidência 2023