AUDIÊNCIA PÚBLICA

Necessidade de ampliação do centro de saúde Dom Orione em pauta na quinta

Para usuários e servidores da unidade situada no Bairro São Luiz, na Pampulha, estrutura atual não atende adequadamente a demanda

terça-feira, 25 Abril, 2023 - 08:15

Fotos: Rodrigo Clemente/PBH

A necessidade e a possibilidade de novas instalações para o Centro de Saúde Dom Orione, situado à Avenida Otacílio Negrão de Lima, no Bairro São Luiz (Regional Pampulha), serão avaliadas e discutidas na Comissão de Saúde e Saneamento na quinta-feira (27/4), a partir das 13h, no Plenário Camil Caram. Com capacidade média de 2.800 atendimentos/mês, segundo a Prefeitura, o equipamento possui mais de 15,7 mil usuários cadastrados, moradores dos bairros Ouro Preto, São Luiz, Paquetá e São José. Para debater a questão, os requerentes Sérgio Fernando Pinho Tavares (PL) e Bruno Pedralva (PT) convidaram os titulares das pastas da Saúde e de Governo, Conselhos Municipal e Distrital de Saúde, comissão local e gestor da unidade em foco. A reunião é aberta ao público e pode ser acompanhada presencialmente ou ao vivo pelo Portal CMBH e do YouTube. Perguntas, manifestações e sugestões podem ser enviados aos participantes por este formulário até o encerramento.

Conforme dados do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (Sisab), o posto de saúde Dom Orione possui 15.770 usuários cadastrados pelas três Equipes de Saúde da Família (ESF) vinculadas à unidade, cada uma composta por quatro agentes comunitários de saúde (ACS), um médico, um enfermeiro e um técnico ou auxiliar de enfermagem. A unidade oferece ainda uma equipe de saúde bucal, quatro agentes de combate a endemias (ACE), um médico pediatra, um médico clínico e um médico ginecologista e obstetra. As instalações físicas do centro de saúde, que atende os Bairros Ouro Preto, São Luiz, Paquetá e São José, compreendem atualmente quatro consultórios para o atendimento de demandas de clínica básica; quatro consultórios para atendimento não médico; um consultório para atendimento odontológico; uma sala de curativos; uma sala de imunização; e uma sala de repouso/observação e serviços de apoio como farmácia e ambulância. Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), a capacidade média é de 2.800 atendimentos ao mês.

Estrutura insuficiente

As instalações atuais do Centro de Saúde Dom Orione, abertas de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, foram entregues à população em 2018. Segundo a PBH, além de “amplo e adequado”, o local escolhido recebeu obras de reforma e melhoria, como a reconstrução do muro, construção de rampa de acesso de pedestres, construção de jardins e intervenções de drenagem de pequeno porte e recapeamento do estacionamento”. Em notícia publicada no dia 13 de março de 2023 em seu portal, a PBH informa a conclusão da reforma de telhado em janeiro deste ano, com a remoção e substituição das telhas, colocação de novos rufos e calhas, instalação de tubos de descida de água e pintura de salas.

O equipamento, porém, segundo trabalhadores e usuários, não estaria mais atendendo adequadamente a demanda; no dia 23 de fevereiro, visita técnica requerida por Bruno Pedralva constatou problemas estruturais e dificuldade de acesso da comunidade da Vila Novo Ouro Preto ao Centro de Saúde. Para fornecer informações aos vereadores e avaliar a situação, foram convidados a secretária municipal de Saúde, Claúdia Navarro Carvalho; a diretora regional de Saúde Pampulha, Elisane Rodrigues; o secretário municipal do Governo, Josué Costa Valadão; os presidentes do Conselho Municipal de Saúde e do Conselho Distrital de Saúde da Pampulha, Antônio Pádua Aguiar e José Gilson Moreira; Anita Joana Batista, representante distrital da Regional Pampulha no Centro de Saúde Dom Orione; Maria Aparecida da Cruz, da Comissão Local de Saúde; e a gerente da unidade, Manayá de Souza Vieira.

Superintendência de Comunicação Institucional