NOVO VEREADOR

César Gordin (Solidariedade) assume mandato nesta quinta, às 9h

Ex-líder da Galoucura entra no lugar de Uner Augusto, que deixou o cargo eletivo por decisão do TSE. Será sua segunda vez na CMBH

quarta-feira, 19 Abril, 2023 - 18:30

Foto: Abraão Bruck/CMBH

César Gordin, que concorreu ao cargo de vereador nas eleições de 2020 pelo então Partido Republicano da Ordem Social (Pros), atual Solidariedade, ficando como primeiro suplente, toma posse na Câmara Municipal de Belo Horizonte nesta quinta-feira (20/4), às 9h, durante reunião extraordinária do Plenário. Ele ocupa a vaga aberta com a saída de Uner Augusto, que assumiu o mandato no dia 1º de fevereiro de 2023, no lugar de Nikolas Ferreira, eleito deputado federal. Provocado pelo Psol, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) investigou e confirmou que o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) fraudou a cota de gênero, ou seja, lançou candidatas fictícias, as chamadas “laranjas”, para simular o cumprimento da legislação, que exige o mínimo de 30% de candidaturas femininas. A decisão, publicada em 31 de março, alega que as candidatas não utilizaram recursos do fundo eleitoral e não receberam nem mesmo o próprio voto, em alguns casos. Esta é a segunda vez que Gordin assume o posto de vereador de BH: em 2019 (foto), ocupou a vaga deixada por Osvaldo Lopes, eleito deputado estadual, e exerceu o cargo até 31 de dezembro de 2020. 

Com a cassação da chapa e anulação de todos os 42.202 votos atribuídos ao PRTB e seus candidatos a vereador, o Cartório Eleitoral da 29ª Zona de Belo Horizonte fez a revisão dos votos e o recálculo dos quocientes eleitoral e partidário, ao final dos quais foi apontado o nome de Gordin, que recebeu 4.478 votos, como detentor da vaga. César Augusto Cunha Dias, 39 anos, ex-líder da Galoucura (torcida organizada do Clube Atlético Mineiro), assume o cargo de vereador em BH pela segunda vez: em 2019, na condição de suplente, ocupou a vaga de Osvaldo Lopes, eleito deputado estadual. Nos dois anos de mandato, foi base do ex-prefeito Alexandre Kalil. Em entrevista à imprensa concedida ontem (18/4), porém, afirmou que “não escolheu lado” e seus posicionamentos e votos vão considerar o que for melhor para a cidade.

Superintendência de Comunicação Institucional