AUDIÊNCIA PÚBLICA

Em debate, implantação do Programa de Requalificação do Centro de BH

Batizada “Centro de Todo Mundo”, iniciativa lançada pela PBH objetiva melhorar condições de moradia, trabalho e lazer

sexta-feira, 31 Março, 2023 - 20:30

Foto: Arquivo PBH

A Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana realiza audiência pública na segunda (3/4) para tratar da implantação do Programa Centro de Todo Mundo, destinado à requalificação da região central da capital mineira. A reunião será às 13h30, no Plenário Camil Caram, e vai debater a iniciativa com ênfase nos seus impactos sobre a mobilidade urbana, a inclusão produtiva, a configuração do mobiliário urbano, dos parques e da arborização. O requerimento para a audiência foi apresentado pelo vereador Pedro Patrus (PT). 

Lançado pela Prefeitura de Belo Horizonte no último dia 6 de março, o Programa Centro de Todo Mundo busca revitalizar o centro da cidade, aumentando as oportunidades de moradia, trabalho e lazer, bem como qualificando o transporte, a segurança e a oferta de cultura e lazer na região. 

Entre as ações já divulgadas pelas PBH no âmbito da implantação do programa constam  a declaração de utilidade pública dos imóveis do Edifício Sulacap, a ampliação do horário de funcionamento do Parque Municipal, o fechamento da Rua Sapucaí, aos domingos, para atividades de cultura e lazer, e o investimento de R$ 7 milhões, até 2024, na disponibilização de habitações de interesse social no centro. 

Foram convidados para a audiência, entre outros, representantes das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico; de Meio Ambiente; de Política Urbana e de Planejamento, Orçamento e Gestão, além de membros da Pastoral da População de Rua da Arquidiocese de BH e de diferentes entidades da sociedade civil, como os movimentos Tarifa Zero; Família de Rua; Mais Árvores e Fórum de Economia Popular Solidária. 
 
Superintendência de Comunicação Institucional