FUNCIONALISMO MUNICIPAL

Anúncio de greve leva CMBH a marcar reunião com prefeito para intermediar negociações

Gabriel recebeu Sindibel, que rejeitou proposta da PBH de recomposição salarial e fez indicativo de greve. Reunião será na segunda

sexta-feira, 17 Março, 2023 - 18:45
Imagem dos integrantes da reunião no gabinete da presidência

Foto: Karoline Barreto/CMBH

Presidente da Câmara Municipal, Gabriel (sem partido) recebeu na tarde desta sexta-feira (17/3) o presidente do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos de BH (Sindibel), Israel de Moura, junto com representantes de servidores da Prefeitura de Belo Horizonte. O encontro teve como finalidade solicitar uma intermediação do Legislativo junto à PBH, visando evitar uma greve com início marcado para a próxima terça-feira (21/3). Além de parabenizar a CMBH pela recomposição dos salários dos servidores do Poder Legislativo, os representantes do sindicato cobraram que a Prefeitura tenha a mesma atenção com os trabalhadores que atendem toda a cidade. Acolhendo a demanda, Gabriel agendou para segunda-feira (20/3), às 15h, reunião com o prefeito Fuad Noman (PSD).

Uma carta protocolada pelo Sindibel destacou que o Poder Legislativo reconheceu o trabalho dos servidores da Câmara Municipal aprovando uma recomposição salarial de 10,40% a partir de maio. O mesmo documento aponta que o prefeito de Belo Horizonte não reconheceu o trabalho dos servidores do Executivo, que atendem a população geral, ao propor um reajuste de 2,5% a partir de agosto e 3,43% a partir de dezembro.

Ainda de acordo com o documento, “nos últimos cinco anos não houve greve dos servidores municipais, porém, diante da intenção do prefeito Fuad Noman em não garantir nem a recomposição da inflação nos salários, em assembleia de todos os servidores representados pelo Sindibel, foi deliberado por unanimidade rejeitar a proposta do prefeito e decretar greve a partir da próxima terça-feira (21/3), com ato de protesto às 9h na porta da Prefeitura”. 

Ao elogiar o que chamou de “postura correta” da CMBH, o presidente do Sindibel reforçou que não se trata somente de aumento de salário, mas de ressaltar a postura da Câmara de reconhecer e negociar para maio a recomposição salarial dos servidores do Legislativo. “É uma postura que deveria servir de exemplo a ser seguido pela PBH”, disse. Israel Moura afirmou que a intermediação da CMBH junto à Prefeitura, possibilitando uma abertura de diálogo, traz boas expectativas para a categoria. 

Gabriel informou que recebeu a demanda para mediar a situação dos servidores junto ao Executivo e, em uma tentativa de evitar uma greve, marcou uma reunião com o prefeito na próxima segunda-feira (20/3), às 15h. O presidente da Casa informou também que foram  publicadas no DOM desta sexta as regras para regulamentação do trabalho remoto na Câmara. “Entendemos que o servidor deve trabalhar feliz e gerar resultados para a instituição”, afirmou. 

Superintendência de Comunicação Institucional 

Encontro do Presidente da Câmara com o Sidbel na figura do Presidente  Israel Arimar