NOVA COMPOSIÇÃO

Seis suplentes de vereadores eleitos deputados tomam posse

Empossados na primeira reunião plenária de 2023 para um mandato de dois anos, parlamentares substituem colegas que deixaram a Casa 

quarta-feira, 1 Fevereiro, 2023 - 18:45

Fotos: Ernandes/CMBH

"Sob a proteção de Deus, prometo manter, defender e cumprir a Constituição da República e a do Estado, a Lei Orgânica do Município, observar as leis, promover o bem geral do povo belo-horizontino e exercer o meu mandato sob a inspiração do interesse público, da lealdade e da honra". Assumindo esse compromisso, seis novos parlamentares tomaram posse nesta quarta-feira (1º/2) na Câmara Municipal de Belo Horizonte, na presença dos colegas e do prefeito Fuad Noman (PSD). Primeiros suplentes dos respectivos partidos, os ex-vereadores Cida Falabella (Psol) e Maninho Félix (PSD) e os estreantes Loíde Gonçalves (Pode), Bruno Pedralva (PT), Uner Augusto (PRTB) e Wagner Ferreira (PDT) ocuparão, nos dois últimos anos desta legislatura (2021-2024), as cadeiras dos colegas eleitos para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais e para a Câmara dos Deputados, em Brasília. Já empossados pelo presidente Gabriel (sem partido), os novos membros do Legislativo permaneceram no Plenário para votar os projetos em pauta na 1ª reunião ordinária de 2023.

Na abertura da 1ª reunião do ano, fizeram a leitura do compromisso e assinaram o termo de posse as vereadoras Loíde Gonçalves (Pode), que assume o lugar de Nely Aquino, eleita deputada federal, e Cida Falabella (Psol) no lugar de Bella Gonçalves, deputada estadual; e os vereadores Uner Augusto (PRTB), Wagner Ferreira (PDT), Maninho Félix (PSD) e Bruno Pedralva (PT), que substituem, respectivamente, Nikolas Ferreira e Duda Salabert, eleitos para a Câmara dos Deputados; Bim da Ambulância e Macaé Evaristo, eleitos para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O prefeito Fuad Noman cumprimentou os novos vereadores e declarou que a Prefeitura está aberta para recebê-los, ouvi-los e dialogar sobre suas demandas.

Servidor público do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e defensor dos direitos dos trabalhadores da Justiça como líder sindical, Wagner Ferreira agradeceu a oportunidade de representar seus eleitores e suas causas no parlamento municipal e de lutar por uma cidade melhor para todos, por meio do diálogo e da construção conjunta. Bruno Pedralva, médico do SUS-BH, destacou como bandeiras do mandato a valorização dos servidores e empregados públicos, principalmente os da saúde, a reformulação da reforma da previdência proposta pela Prefeitura, com a participação dos sindicatos, as lutas dos movimentos sociais em defesa da moradia e dos direitos das minorias. Reiterando as pautas dos servidores e da previdência, da diversidade, da inclusão e da moradia, o pedetista anunciou a defesa do Plano Diretor da cidade e da Mata do Jardim América, ameaçada pela especulação imobiliária.

Cida Falabella, por sua vez, recapitulou sua história dentro e fora da Câmara de BH, onde foi vereadora entre 2017 e 2020 e “co-vereadora” no mandato das colegas de partido Bella Gonçalves e Iza Lourença nos dois primeiros da atual legislatura. Atriz, professora e produtora de teatro há décadas, ela reafirmou o desafio da promoção da arte e da cultura como cidadania e da “cultura viva” em Belo Horizonte, a defesa das crianças e das causas feminista e antirracista, que marcam sua trajetória. A parlamentar celebrou a representatividade das mulheres do Psol nas casas legislativas municipal, estadual e federal, fortalecendo a luta por liberdade, dignidade, trabalho e direitos.

Citando Santo Agostinho, "justiça é dar a cada um o que é seu por direito", Loíde Gonçalves reafirmou o compromisso de trabalhar em prol do interesse público, especialmente dos moradores da Região Norte, e atender a todas as necessidades do povo belo-horizontino, atuando com eficiência. Advogada, Loíde fundou o Instituto Maria da Conceição, que desde 2020 realiza projetos sociais e conta com mais de 250 famílias assistidas. Agradecendo a gererosidade divina pelo exercício do mandato, Uner Augusto definiu-se como político cristão, pai e conservador, tendo sido um dos idealizadores do Mova Brasil - Movimento de Valores pelo Brasil, formado por homens e mulheres que defendem a vida, a família e as liberdades fundamentais. Suas principais bandeiras políticas são a luta contra a ideologia de gênero, o aborto, a supressão das liberdades de opinião e expressão, e o avanço do Estado sobre a família.

Renovação
 
Neste início do terceiro ano da atual legislatura (2021-2024), foram substituídos sete dos 41 vereadores da Câmara de BH. Além dos seis que assumiram hoje, já mencionados, tomou posse no dia 17 de janeiro o também ex-vereador Sérgio Fernando Pinho Tavares (PL), suplente de Walter Tosta, falecido no dia 8 de janeiro. A troca, que renova o quadro de parlamentares da Capital, não gera custos para a Casa. Os ex-vereadores eleitos deputados, que permaneceram no cargo até ontem (31/1), também tomaram posse hoje (1º/2) na ALMG e na Câmara dos Deputados, dando início à sessão legislativa de 2023. Os suplentes que ocuparam seus lugares  foram definidos pelo resultado da eleição municipal de 2020, respeitada a correspondência e a ordem de colocação dentro do partido, conforme disposto na legislação eleitoral.

Superintendência de Comunicação Institucional

Posse dos vereadores suplentes para 19ª Legislatura