TRANSPORTE E SISTEMA VIÁRIO

Abrigo para passageiros de ônibus será vistoriado no Bairro Palmeiras

Vereadores vão avaliar possíveis adequações de trânsito no Bairro Alpes e necessidade de obras no entorno de passarela no Barreiro

quinta-feira, 16 Fevereiro, 2023 - 10:00

Foto: Barbara Crepaldi/CMBH

A avaliação da mudança de local de um abrigo para passageiros de ônibus é tema de visita técnica aprovada em reunião da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário nesta quinta-feira (16/2). De autoria de Braulio Lara (Novo), a visita irá ocorrer no dia 8 de março, às 9h40, na Praça Camile, em frente à Avenida Dom João VI, 1.782, no Bairro Palmeiras. Também foi aprovada visita técnica para avaliar a necessidade de obras complementares para a passarela localizada na Rua Álvaro da Silveira, próximo ao número 20, no Barreiro. Solicitada por Wesley (PP), a visita irá ocorrer no dia 15 de março, às 10h30, no endereço mencionado. Outra visita técnica aprovada visa averiguar a possibilidade de melhoria do trânsito na Rua 13 de Setembro com Raja Gabáglia, no Bairro Alpes. Solicitada por Pedro Patrus (PT), a visita está prevista para o  dia 15 de março, às 9h, a partir da esquina da Rua Treze de Setembro com Onze de Dezembro, no bairro citado. Confira aqui os documentos e o resultado completo da reunião. 

A necessidade de alterar a localização do abrigo para passageiros de ônibus que atualmente encontra-se na Praça Camile, em frente à Avenida Dom João VI, 1.782, no Bairro Palmeiras, é tema de visita técnica aprovada em reunião. De autoria de Braulio Lara (Novo), a visita foi agendada para o dia 8 de março, às 9h40, no endereço citado. No requerimento, Lara afirma ser necessário transferir o abrigo para um local mais adequado, com o objetivo de atender aos usuários da região e, ainda, promover a correção geométrica da praça. O parlamentar explica que o abrigo está instalado do lado inverso ao ponto onde o ônibus estaciona para pegar os passageiros, o que não tem sentido. Ele solicitou, ainda, que os representantes da PBH levem as possíveis soluções para o problema caso alguma intervenção no local já esteja planejada. Para a visita, foram convidados representantes da Secretaria Municipal de Governo (SMGO), Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), e Coordenadoria de Atendimento Regional Oeste.

Trânsito e passarela

Pedro Patrus (PT) é o autor de pedido de visita técnica para averiguar a possibilidade de melhoria do trânsito na Rua 13 de Setembro com Raja Gabáglia, no Bairro Alpes, região Oeste de Belo Horizonte. Aprovada, a visita irá ocorrer no dia 15 de março, às 9h, a partir da esquina das Ruas Treze de Setembro e Onze de Dezembro, no bairro mencionado. Os convidados sugeridos são Júlia Gallo, presidente da BHTrans, Leandro César Pereira, secretário Municipal de Obras e Infraestrutura (SMOBI), e Claudius Vinícius Leite Pereira, diretor-presidente da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel). 

A construção de uma passarela para a transposição da ferrovia existente na Rua Álvaro da Silveira, próximo ao número 20, no Barreiro, acarretou dificuldade de acesso para veículos e pedestres. Com o objetivo de verificar a possibilidade de realização de obras complementares que solucionem o problema, Wesley (PP) solicitou uma visita técnica, aprovada em reunião. O evento está agendado para o dia 15 de março, às 10h30, no endereço mencionado. Foram convidados Lidiane de Souza Monteiro, coordenadora da Coordenadoria de Atendimento Regional Barreiro, Leandro César Pereira, secretário da SMOBI, Julia Gallo, presidente da BHTrans, André Dantas, superintendente da Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (Sumob), Josué Valadão, secretário Municipal de Governo, além de Jackson, morador local. O vereador solicitou, em requerimento, que os representantes da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte apresentem informações sobre possíveis soluções e os respectivos prazos de implantação durante a visita. 

Estiveram presentes os seguintes membros efetivos da comissão: Braulio Lara (Novo), Wesley (PP), Fernando Luiz (PSD), Henrique Braga (PSDB) e Sérgio Fernando Pinho Tavares (PL). 

Superintendência de Comunicação Institucional

2ª Reunião Ordinária da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário