Plenário

Aprovada gratuidade de inscrição para pessoas com deficiência em corridas de rua

O texto, que recebeu substitutivo e foi aprovado em votação simbólica, segue agora para sanção ou veto do prefeito

segunda-feira, 12 Dezembro, 2022 - 18:00
Imagem do Plenário Amynthas de Barros. Vestida de lilás, a presidente Nely Aquino (Pode) ocupa a mesa diretora

Foto: Ernandes /CMBH

A isenção do pagamento de inscrição para participar de corridas de rua realizadas em Belo Horizonte pode ser uma realidade para atletas com deficiência. O Plenário aprovou nesta segunda-feira (12/12), em votação simbólica, o Projeto de Lei 193/2021, que determina a gratuidade da taxa às pessoas enquadradas na categoria de atletas com deficiência, seja ela física, visual, auditiva ou intelectual. O texto foi aprovado em definitivo, na forma do Substitutivo Emenda 1, de autoria da Comissão de Legislação e Justiça, que retirou da proposta original o desconto mínimo de 50% na inscrição de crianças e adolescentes carentes. O PL 193/2021, apresentado por Marcos Crispim (PP), Professora Marli (PP), Walter Tosta (PL) e Wanderlei Porto (Patri), segue agora para sanção ou veto do prefeito. 

Também foram aprovadas três subemendas ao Substitutivo 1, todas de autoria de Braulio Lara (Novo). A subemenda 1 estabelece que os atletas com deficiência que tiverem gratuidade da inscrição também terão direito aos demais benefícios concedidos à categoria. A subemenda  2 estabelece que a isenção será dada para corridas que não tenham premiação em dinheiro. Já a subemenda  3 não considera como apoio institucional da PBH a autorização e apoio no fechamento de vias e controle de trânsito. Ao justificar as emendas, Braulio defendeu que a isenção seja dada apenas em grandes eventos. Segundo ele, eventos de menor porte necessitam dos valores arrecadados para garantir sua realização e a isenção poderia inviabilizar a iniciativa. Ele também defendeu a participação do poder público nos eventos de menor porte de forma mais robusta.

Contrário a essa posição, Marcos Crispim alegou que, em eventos pequenos, a participação de PCDs também seria pequena e não traria impactos para os organizadores. 

O texto aprovado segue para redação final antes de ser encaminhado para sanção ou veto do Executivo. Se sancionada, a proposta terá efeitos imediatos.

Grande expediente

A presidente Nely Aquino (Pode) lembrou o aniversário de 125 anos de BH e fez uma retrospectiva histórica da construção da cidade. Segundo ela, a cidade é conhecida pela boa gastronomia, clima agradável  e sua vocação acolhedora. A parlamentar destacou que uma cidade é justa e próspera se for para todos e todas e não apenas para alguns. “A CMBH que este ano completou 86 anos de parlamento e se orgulha em fazer parte da construção desta história”, declarou. 

Ao afirmar que passa o bastão da Mesa Diretora para Gabriel (sem partido), Nely parabenizou o futuro presidente da Câmara Municipal, eleito na manhã desta segunda-feira para presidir a Casa no biênio 2023/2024. A vereadora afirmou que acredita que ele vai cuidar com muito carinho da cidade e exaltou a independência da instituição legislativa. Claudio do Mundo Novo (PSD) também parabenizou o colega e salientou a união da Casa em torno de temas importantes para Belo Horizonte. 

Já o vereador Pedro Patrus (PT), ao parabenizar a cidade pelo aniversário, chamou a atenção para os trabalhadores que construíram BH. “A história oficial é muito bonita, mas precisamos nos lembrar da luta dos trabalhadores que acabaram ocupando os morros por não terem lugar na cidade”, afirmou. Ele também parabenizou o futuro presidente e desejou que a Câmara seja um poder cada vez mais independente.

Superintendência de Comunicação Institucional 

106ª Reunião Ordinária - Plenário