AUDIÊNCIA PÚBLICA

Debate alerta para cuidados com a saúde do homem e importância da prevenção

Aberto à participação popular, encontro deve ouvir especialistas e representantes da PBH sobre o câncer de próstata e a andropausa

segunda-feira, 28 Novembro, 2022 - 10:15

Foto: Cláudio Rabelo/CMBH

O Brasil registrou, de 2019 a 2021, 47 mil óbitos causados pelo câncer de próstata. Os dados, do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, acendem um alerta para a necessidade de se ampliar a conscientização acerca da importância dos exames de prevenção para a doença. Para debater as ações e políticas públicas existentes para a saúde do homem, no que diz respeito ao diagnóstico precoce do câncer de próstata e andropausa, a Comissão de Saúde e Saneamento realiza audiência pública na quarta-feira (30/11), às 13h, no Plenário Helvécio Arantes. O debate será transmitido ao vivo pelo Portal CMBH e perguntas, comentários e sugestões poderão ser enviados por meio de formulário eletrônico já disponível.
 
Solicitada por Cláudio do Mundo Novo (PSD), a audiência pública deve contar com a presença de médicos especialistas e de representantes do Executivo, já que cabe ao poder público buscar medidas que promovam a saúde e a disponibilização, para a população, de tratamentos atuais e eficientes. O encontro integra as ações da Câmara para a Campanha Novembro Azul, criada para conscientizar a população sobre a importância do exame para detecção precoce do câncer de próstata. Além de colocar as redes sociais na cor tema, parlamentares lembraram, durante reunião do Plenário, a importância de conscientizar homens, a partir dos 45 anos, a fazerem o exame preventivo para o diagnóstico da doença. O mês de novembro abriga duas datas que alertam para os cuidados com a saúde do homem: o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata e o Dia Internacional do Homem, celebrados nos dias 17 e 19, respectivamente.
 
O câncer de próstata é o mais incidente no homem, ficando atrás apenas do câncer de pele, e o segundo que mais mata, após o câncer de pulmão, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). No ano passado, 16.055 homens morreram em consequência da doença, o que corresponde cerca de 44 mortes por dia. Ainda de acordo com o Inca, são esperados 65.840 novos casos de câncer de próstata em 2022.
 
A próstata é uma glândula que só o homem possui e se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina é eliminada e produz parte do sêmen. Mais que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.
 
Andropausa
 
O Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino (Daem), popularmente conhecido como andropausa, se caracteriza por conjunto de sinais e sintomas decorrentes dos níveis abaixo do normal da testosterona. De acordo com o manual Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva: Os Homens como Sujeitos de Cuidado, do Ministério da Saúde, a testosterona sérica apresenta um declínio gradual e progressivo com o envelhecimento, entre 1 e 2% em média por ano, a partir dos 45 anos. A queda hormonal não é generalizada e 33% dos homens acima dos 60 anos apresentam os sintomas da andropausa, que podem se manifestar de diferentes maneiras, desde sintomas sexuais (redução de libido, perda de ereção peniana) até sintomas mais gerais (queda de desempenho físico e/ou mental, depressão, ansiedade, irritabilidade, dificuldade de concentração etc.), além de poderem interferir na fertilidade.
 
Superintendência de Comunicação Institucional