RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Intercâmbios comerciais e culturais entre BH e outros países serão debatidos

Parlamentares querem fortalecer laços com comunidade internacional com vistas a superar os entraves burocráticos

sexta-feira, 26 Agosto, 2022 - 12:15
Imagem da fachada principal da CMBH e do monumento artístico em frente

Foto: Ernandes Ferreira / CMBH

Nesta segunda-feira (29/8), a Comissão Especial de Estudo de Assuntos Internacionais vai promover o encontro de autoridades consulares para debater o tema Ambiente de relações comerciais e culturais entre Belo Horizonte, Reino Unido, Portugal, Itália, Estados Unidos e Países Baixos. O evento, realizado a partir das 14h, no Plenário Amynthas de Barros, será transmitido ao vivo no portal da CMBH e os interessados poderão participar enviando perguntas e sugestões por meio de formulário eletrônico.

Autor do requerimento, Ciro Pereira (PTB) solicitou que cada autoridade participante esteja preparada para apresentar dados como valor gerado no intercâmbio entre Belo Horizonte e o país representado; principais gargalos regulatórios relatados pelos empresários estrangeiros e melhores oportunidades para superar os entraves burocráticos. Ainda de acordo com o vereador, a existência de relação cultural e de negócios entre a capital mineira e estas nações, justifica o fortalecimento dos laços existentes.

Entre outros assuntos, a audiência vai abordar temas como acordos de cooperação firmados pelo município; eventos que celebram a cultura internacional em BH; e escolas situadas na capital que possuem relação com outros países. Para participar do debate foram convidados os cônsules do Reino Unido, Lucas Brown; de Portugal, Rui Almeida; da Itália, Maurizio Fedeli, dos Estados Unidos, Katherine Ordonez; e Hans Blankenburgh e Luisa Rates, ambos do Escritório do Suporte Embaixada do Reino dos Países Baixos, além do vereador Gabriel (sem partido).

Além do presidente Ciro Pereira, fazem parte da Comissão Especial de Estudo como membros efetivos o relator Bruno Miranda (PDT) e os vereadores Nikolas Ferreira (PL), Fernanda Pereira Altoé (Novo) e Jorge Santos (Republicanos). 

Superintendência de Comunicação Institucional