SAÚDE

Capacidade de atendimento e falta de segurança na UPA Norte serão questionadas

Comissão também quer saber quando terão início as obras do antigo Centro de Saúde MG-20 e quando o atendimento na unidade será retomado

quarta-feira, 17 Agosto, 2022 - 13:15
Foto da fachada da UPA Norte

Foto: Adão de Souza /PBH

Existe alguma previsão de ampliação do número de médicos para compor o quadro de profissionais que está incompleto na Unidade de Pronto Atendimento Norte (UPA)? É o que querem saber os membros da Comissão de Saúde e Saneamento que acataram, nesta quarta-feira (17/8), um pedido de informações assinado por Nikolas Ferreira (PL). O colegiado também aprovou requerimento de Bruno Miranda (PDT) questionando como se encontram as tratativas para reforma e reativação do antigo Centro de Saúde MG-20.

UPA Norte

Para justificar o pedido de informações, destinado ao prefeito Fuad Noman (PSD) e à secretária municipal de Saúde, Claudia Navarro, Nikolas Ferreira tomou por base uma vistoria realizada na UPA em 16/06/2022. Segundo o parlamentar, foi constatada a necessidade de melhoria das condições de atendimento aos pacientes e de infraestrutura do local. Diante disso, o colegiado vai indagar quantos atendimentos médicos são realizados por dia; qual o tempo médio de espera entre um atendimento e outro; e por que não há uma equipe de vigilância e segurança no local. A comissão quer saber o que pode ser feito em relação às recorrentes reclamações de falta de segurança interna na unidade. Eles também pedem que seja encaminhada a relação de médicos que prestam atendimento na unidade por concurso, contrato/convênio, com indicação de nome completo, especialidade médica, número de atendimentos mensais pagos, além de datas e horários em que prestam o atendimento.

Centro de Saúde MG-20

A pedido do líder de governo, Bruno Miranda, os parlamentares deram aval para questionamento sobre o andamento das medidas relativas à reforma e reativação do antigo Centro de Saúde MG-20, conforme acordado entre o prefeito e a comunidade. A secretária Claudia Navarro deverá responder se há previsão para início das obras e para a prestação de serviços à comunidade na referida unidade básica de saúde. Os parlamentares também pedem que seja disponibilizado cronograma de execução da obra. 
 

Superintendência de Comunicação Institucional