CÂMARA ITINERANTE

Possibilidade de implantação de feira na Praça do Barreiro será discutida

Um dos pontos turísticos da região, Praça do Cristo Redentor poderá sediar evento para estimular o comércio local 

quarta-feira, 27 Julho, 2022 - 18:15
Praça do Cristo Redentor do Barreiro, durante o dia.

Foto: Divulgação/PBH

A possibilidade de realização de uma feira de artesanato na Praça do Cristo Redentor, no Bairro Milionários, na Região do Barreiro, é tema de mais uma edição do Programa Câmara Itinerante, que irá acontecer na terça-feira, dia 2 de agosto, das 19h às 21h, no local mencionado. Solicitada pelo vereador Professor Claudiney Dulim (Avante), o evento irá reunir membros da comunidade interessados em comercializar produtos ou em frequentar a feira. Na ocasião, o vereador também irá tratar da reforma da estátua do Cristo Redentor, fruto de emenda impositiva de sua autoria, aprovada no ano passado. A emenda prevê R$ 160 mil para reforma da estátua que dá nome à praça. 

O evento é aberto a toda a comunidade e deverá contar com um representante da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, que deverá compartilhar informações sobre as etapas necessárias para a institucionalização da feira e outros esclarecimentos sobre o tema. A ideia inicial é que a feira comercialize comida e produtos artesanais, com seleção de feirantes. “A feira é uma demanda antiga para a movimentação do comércio local”, esclareceu o parlamentar. 

De acordo com a Prefeitura, as feiras regionais de artesanato, plantas, artes plásticas comidas e bebidas típicas nacionais e estrangeiras fazem parte do Programa Jornada Produtiva, que visam à  inserção produtiva e à geração de oportunidades de renda para trabalhadores, artesãos e produtores de variedades através do comércio em locais públicos. A implantação de feiras garante aos cidadãos acesso ao comércio em locais próximos às suas residências. Atualmente Belo Horizonte tem 16 feiras que fazem parte do programa em diversos locais da capital mineira, incluindo a Feira de Artes, Artesanato e Produtores de Variedades de Belo Horizonte – Feira Afonso Pena, conhecida como Feira Hippie. 

Cristo Redentor

O vereador também irá tratar da reforma da Estátua do Cristo Redentor, vinda de emenda impositiva de sua autoria à Lei de Orçamento Anual do Município para este ano. A emenda tem o valor de R$ 160 mil e é voltada para a para a recuperação da estátua do Cristo Redentor na praça de mesmo nome. O recurso para a reforma foi deduzido da Reserva de Contingência prevista no projeto de lei do orçamento e acrescido aos valores destinados à construção, ampliação e reforma de praças, parques e canteiros .

Símbolo da Região do Barreiro, o Cristo Redentor foi construído em 1956, com cabeça medindo 1,8 metro e o restante do corpo 10 metros. A distância entre as extremidades das mãos da estátua é de 13,5 metros e a sua base ocupa uma área de 4 m². O corpo da estátua tem o interior oco e é sustentado por quatro colunas. O projeto do monumento é de autoria do engenheiro Mozar Moreira da Silva, os cálculos estruturais foram executados pelo engenheiro Domingos Baré e a parte de alvenaria feita pelo mestre de obras Raimundo Ribeiro. Sua estrutura foi construída no local, e as mãos e a cabeça esculpidas por João Scuotto. A Praça do Cristo oferece uma ampla vista das montanhas da região. Com arena, ampla área de convivência e localização privilegiada, o local é visitado para a prática de esportes e lazer, além de servir de palco para atividades culturais e religiosas.

Superintendência de Comunicação Institucional