SAÚDE

Comissão vai questionar treinamento de brigadistas da Santa Casa

Incêndio na hospital levantou dúvidas sobre capacitação de brigadistas. Falta de pediatras no SUS também será questionada

quarta-feira, 6 Julho, 2022 - 17:45
Na tela do computador, a imagem da fachada do Hospital Santa Casa de Misericórdia

Foto: Abrão Bruck/ CMBH

Qual o treinamento dado às equipes de brigadistas do Hospital Santa Casa de Misericórdia e quais os equipamentos à disposição deles? Estas questões motivaram a Comissão de Saúde e Saneamento a aprovar, nesta quarta-feira (6/7) pedido de informações destinado aos responsáveis pela instituição. A comissão aprovou ainda requerimentos solicitando informações sobre medidas adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) para mitigar a evolução de casos de adoecimento mental durante a pandemia e sobre a falta de pediatras na rede pública de saúde de BH. Confira aqui o resultado completo da reunião. 

Santa Casa

A pedido de José Ferreira (PP), a comissão aprovou pedido de informação sobre a formação dos brigadistas da Santa Casa de Misericórdia. Ao justificar o requerimento, o parlamentar alegou que “apesar das declarações do diretor jurídico da Santa Casa, afirmando que a instituição conta com 563 brigadistas e que no momento do incidente 13 brigadistas atuaram direta e imediatamente", há denúncias de que não são "brigadistas profissionais". 

Claudio do Mundo Novo (PSD) propôs uma audiência pública para tratar do tema e saber como está a questão da segurança dentro dos hospitais filantrópicos da cidade, como é feita a manutenção elétrica em cada unidade e como a Cemig pode ajudar a prevenir acidentes desta natureza. 

Saúde mental durante a pandemia

 A secretária municipal de Saúde, Cláudia Navarro Duarte Lemos, será questionada, a pedido de Macaé Evaristo (PT), sobre as medidas adotadas durante a pandemia para promover a saúde mental das pessoas, sobretudo, das mulheres. Os parlamentares querem saber se, no período de pandemia, a Secretaria de Saúde realizou levantamentos de indicativos do aumento do adoecimento mental sofrido por mulheres; e quais as medidas adotadas para mitigar a evolução dos casos de adoecimento mental. Entre outras coisas, os parlamentares também querem saber se houve aumento de casos de suicídio em BH. 

Falta de pediatras 

A falta de pediatras nas unidades de saúde motivou a comissão a aprovar requerimento de Wilsinho da Tabu (PP) questionando o prefeito Fuad Noman (PSD) sobre o número de pediatras que assumiu o cargo no último concurso (25/07/2021) realizado pela PBH e qual a demanda de profissionais para a composição ideal do quadro de funcionários no atendimento a todas as unidades de saúde da capital. 

O parlamentar definiu como “agonia para os pais” a demanda por pediatras em virtude da extrema escassez nas unidades de saúde e afirmou que “ainda há muitas vagas a serem preenchidas", o que justificaria até mesmo um novo concurso. 

Superintendência de Comunicação Institucional