SAÚDE E SANEAMENTO

Vereadores vão averiguar estragos gerados por obra no Córrego do Bom Sucesso

Moradores relataram que residências sofreram danos como trincas e rachaduras; houve abandono de casas com risco de desabamento

quarta-feira, 22 Junho, 2022 - 16:30
Vereador sentado à mesa, preside reunião semipresencial. Em plenário, cinco servidores da Câmara auxiliam na reunião

Foto: Abraão Bruck / CMBH

Danos provocados pela obra de saneamento no Córrego do Bom Sucesso em residências do Bairro Novo das Indústrias serão verificados em visita técnica da Comissão de Saúde e Saneamento na próxima semana. Reunida nesta quarta-feira (22/6), a Comissão agendou a visita para o dia 28 de junho, às 15h30, por solicitação do vereador Irlan Melo (Patri). O encontro será na Avenida Joaquim de Oliveira, nº 355. Foram aprovados, ainda, dois pedidos de informação de autoria de Nikolas Ferreira (PL), endereçados ao prefeito Fuad Noman e à secretária municipal de Saúde, Cláudia Navarro. O primeiro visa obter informações sobre o Centro de Reabilitação Centro-Sul (Creab), localizado na Rua Professor Otávio Coelho de Magalhães, 111, Bairro Mangabeiras. O segundo questiona sobre a data para adequação das salas de atendimentos odontológicos de nove centros de saúde, entre eles, o Califórnia, o Santa Amélia e o Novo Horizonte. Confira aqui os documentos e o resultado completo da reunião.

Córrego Bom Sucesso

Foi aprovada visita técnica com o objetivo de denunciar e fiscalizar os danos oriundos da obra de saneamento no Córrego do Bom Sucesso. No requerimento, Irlan Melo aponta diversas reclamações de moradores sobre as consequências da obra, ligada ao Programa de Recuperação Ambiental de Belo Horizonte (Drenurbs), e da construção do Túnel que passa abaixo da Via do Minério. “Diversas residências sofreram danos, como trincas e rachaduras, o que resultou em abandono da residência nos casos mais graves, em que há riscos de desabamento”, afirmou. 

Serão convidados os secretários municipais de Governo, Josué Valadão, e de Obras e Infraestrutura, Leandro César Pereira; o gestor da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Henrique de Castilho, e o diretor-presidente da Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), Claudius Vinícius Leite Pereira. Também são esperados o diretor-presidente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Carlos Eduardo Tavares de Castro, o consultor técnico espacializado na Secretaria Municipal de Governo, Sílvio Higino de Rezende, e a coordenadora de Atendimento da Regional Barreiro,  Lidiane de Souza Monteiro. 

Centro de reabilitação e atendimento odontológico

A Comissão enviará dois pedidos de informação de autoria de Nikolas Ferreira (PL) e endereçados ao prefeito Fuad Noman e a Secretária Municipal de Saúde, Cláudia Navarro. O primeiro busca informações sobre o Centro de Reabilitação Centro-Sul (Creab), localizado na Rua Professor Otávio Coelho de Magalhães, 111, Bairro Mangabeiras. As perguntas abordam a capacidade de atendimento do espaço, qual o procedimento necessário para iniciar reabilitação ali e se existe convênio entre o local e outros centros de reabilitação, como AMR, Axial, Clínica CROT e Sports Centro de Reabilitação. O colegiado também solicita dados como cargo, remuneração, data de admissão e horários de trabalho do quadro de profissionais do Creab Centro-Sul, além do relatório detalhado de custo do equipamento referente a abril de 2022.

O segundo requerimento apresenta relatos de usuários sobre demora na marcação de atendimentos odontológicos nos equipamentos públicos do Município e considera a necessidade de instalação de biombos que permitam a realização de atendimentos simultâneos. Nesse contexto, o pedido questiona sobre a data para adequação das salas de atendimentos odontológicos dos seguintes centros de saúde: Califórnia, Santa Amélia, Novo Horizonte, Taquaril, São Cristóvão, Santos Anjos, Alto Vera Cruz, Carlos Prates e Waldomiro Lobo. O vereador José Ferreira (PP) alertou para a importância desses questionamentos, pontuando que, em suas visitas técnicas aos centros de saúde, foi constatado que as salas odontológicas têm questões que precisam ser resolvidas para o usuário. 

Estiveram presentes os seguintes membros da comissão: os efetivos José Ferreira (PP),  Dr. Célio Frois (PSC) e Bim da Ambulância (Avante) e a suplente Flávia Borja (PP).

Superintendência de Comunicação Institucional

20ª Reunião Ordinária - Comissão de Saúde e Saneamento