SAÚDE E SANEAMENTO

Comissão vai avaliar duas áreas indicadas para abrigar o novo Creab-Leste

Instalações atuiais do Centro de Reabilitação também serão vistoriadas. Coleta de remédios vencidos por drogarias avança em 1º turno

quarta-feira, 11 Maio, 2022 - 18:30

Foto: Karoline Barreto/CMBH

Reclamações de usuários do Centro de Reabilitação Leste (Creab-Leste) sobre o acesso “penoso para pessoas com maior dificuldade de locomoção” apresentadas em audiência pública no último dia 4 de maio, assim como pedido de implantação de um novo equipamento, motivaram a solicitação de visitas técnicas para avaliar a situação da unidade e áreas indicadas para abrigar um novo Creab. As visitas foram aprovadas nesta quarta (11/5) pela Comissão de Saúde e Saneamento e agendadas para junho. Na próxima semana, os vereadores vão conferir estrutura e atendimento de quatro centros de saúde que atendem moradores de bairros vulneráveis da Região Leste. O Hospital Odilon Behrens e o Restaurante Popular do Centro também estão na rota da comissão. Projeto de lei que prevê a disponibilização de recipientes nas farmácias e drogarias de BH para coleta de medicamentos vencidos, com alerta sobre os riscos do descarte inadequado, teve parecer favorável em 1º turno.

No dia 7 de junho, às 9h, os parlamentares vão conferir estrutura física, acessibilidade, qualidade do atendimento ao público e instalações para usuários das instalações atuais do Centro de Reabilitação (Creab) Leste, situado à Rua Bicas, 58, no Bairro Sagrada Família. Para acompanhar a visita técnica, o autor do requerimento, Wilsinho da Tabu (PP), solicita que sejam convidados a secretária municipal de Saúde, os coordenadores de Atendimento e os diretores de Saúde das Regionais Leste e Nordeste (também atendida pelo equipamento); o presidente do Conselho Distrital de Saúde Leste; a secretária-geral da Comissão Local de Saúde São Geraldo, a coordenadora das Plenárias de Usuários do SUS-BH e o titular da 19ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde de Belo Horizonte.

Às 10h, vereadores e convidados seguem para a Rua Cônego Floriano, esquina com Rua Conde Ribeiro do Vale, no Sagrada Família, para avaliar in loco a viabilidade do uso da área pública situada no local para abrigar as futuras instalações do novo Creab-Leste. Na sequência, às 11h, a comitiva vai vistoriar outra área, na confluência entre a Avenida Petrolina e a Rua Conselheiro Lafaiete, no mesmo bairro, também indicada pelo coordenador da Regional Leste como possível local de implantação do novo centro de reabilitação para atender os usuários das Regionais Leste e Nordeste, reivindicado em audência pública.

A visita ao ex-Campo do Pompeia, também indicado como um dos espaços que poderiam abrigar o Creab, teve a apreciação adiada. O adiamento foi sugerido por Cláudio do Mundo Novo (PSD) após a fala de Léo (União), que alertou sobre o início iminente das obras de revitalização do campo e implantação de um centro esportivo, acordadas entre a Vale e a Prefeitura como uma das contrapartidas pela ampliação do complexo ferroviário da empresa. A intervenção, segundo ele, é reividicada há anos pelos moradores da região, que não dispõem de outros equipamentos esportivos e de lazer, e pelos times de várzea que utilizam o campo há mais de 60 anos. Léo vai conversar com Wilsinho da Tabu antes da votação do requerimento, ponderando que a cogitação do uso do espaço para outro fim vai gerar ansiedade na população.

Unidades de saúde

Também foram aprovadas visitas técnicas requeridas por Marcos Crispim (PP) a quatro centros de saúde da Regional Leste na próxima quarta-feira, dia 18 de maio. Às 8h, 9h, 10h e 11h, respectivamente, serão vistoriadas, com a presença de gestores do setor, as condições estruturais e de atendimento do Centro de Saúde do Alto Vera Cruz; Centro de Saúde do Granja de Freitas; Centro de Saúde do Taquaril; e Centro de Saúde Novo Horizonte, também no Bairro Taquaril. O vereador quer apurar as necessidades das unidades quanto aos insumos e recursos humanos imprescindíveis para garantir o direito à saúde dos moradores desses bairros.

No dia 19 de maio, às 14h, será a vez do Centro de Saúde Santa Amélia, no bairro do mesmo nome, na Regional Pampulha. A fiscalização da unidade foi requerida pelo Dr. Célio Frois (PSC). O mesmo vereador solicitou a verificação in loco, no dia 24 de maio, às 14h, das condições estruturais e de atendimento do Hospital Odilon Behrens, no Bairro São Cristóvão (Regional Noroeste), que integra a rede pública de saúde do Município. O Centro de Saúde Padre Fernando de Melo, no Bairro Palmares (Região Nordeste), vai ser vistoriado no dia 2 de junho, a pedido de Léo. Autoridades municipais e regionais pertinentes serão convidadas para participar das visitas.

Restaurante Popular

Atendendo requerimento de Rubão (PP), no dia 14 de junho a Comissão de Saúde e Saneamento vai visitar o Restaurante Popular I - Herbert de Souza, situado na Avenida do Contorno, 11.484, próximo à Rodoviária, no Centro de BH. A vistoria será realizada no período de almoço, a partir das 11h, com o intuito de verificar o atendimento aos usuários e as condições sanitárias do equipamento.

Descarte de medicamentos

Recebeu parecer pela aprovação, em 1º turno, o Projeto de Lei 298/2022, de Bruno Miranda (PDT), que prevê a coleta de medicamentos vencidos nas farmácias e drogarias do Município por meio da disponibilização de recipiente para recolhimento desses produtos em local de fácil acesso. O recipiente deve apresentar aviso informando que a má destinação de medicamentos vencidos pode oferecer risco à saúde da população e de animais, bem como contaminar o solo e a água. Relator da matéria, Leo reiterou os riscos e impactos para a saúde pública e o meio ambiente das substâncias químicas presentes nos resíduos dos medicamentos vencidos, que não devem seguir o mesmo caminho do lixo comum.

Confira aqui os documentos em pauta e o resultado completo da reunião e assista à reunião na íntegra

Superintendência de Comunicação Institucional

14ª Reunião Ordinária: Comissão d14ª Reunião Ordinária: Comissão de Saúde e Saneamentoe Saúde e Saneamento