VISITAS TÉCNICAS

Comissão vai verificar demandas por segurança no trânsito em cinco endereços

Comissão de Transporte e Sistema Viário vai às Regiões Oeste e Pampulha atendendo a solicitações da população

sexta-feira, 8 Abril, 2022 - 13:30

Foto: Abraão Bruck/CMBH

Carros em alta velocidade, falta de sinalização e fluxo intenso na porta de escolas são cenários que comprometem a segurança de motoristas e pedestres. Atendendo a pedidos de diversas comunidades, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário realiza cinco visitas técnicas na próxima semana. Serão verificadas solicitações por instalação de quebra-molas, faixas de pedestres e mudança da mão de circulação. Na segunda-feira (11/4), às 13h, o destino é a Rua Professor Carlos Tunes, no Bairro Palmeiras. Na terça (12/4), serão verificados dois pontos da Avenida Professor Clóvis Salgado, no Bairro Bandeirantes, a partir das 8h; a agenda se encerra no mesmo dia, com a visita da comissão a dois endereços no Bairro Serrano, a partir das 10h. BHTrans e administrações regionais foram convidados para acompanhar as visitas. 

Na segunda-feira (11/4), às 13h, está agendada visita à Rua Professor Carlos Tunes, Bairro Palmeiras, altura do nº 362, Região Oeste. Solicitada por Irlan Melo (sem partido), a visita tem o objetivo de verificar a viabilidade de alteração na mão de direção da rua mencionada. Melo explica que na via estreita, entre as Ruas Aníbal Teotônio e Dona Tina, está situado o Colégio SES. O local tem diariamente intenso tráfego de pessoas e veículos nos horários de entrada e saída das crianças da escola. Nestes períodos, o fluxo de carros e vans aumenta consideravelmente, causando congestionamento. Foram convidados para acompanhar a visita a coordenadora interina de Atendimento Regional Oeste, Luciane Carvalhaes, e o diretor-presidente da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte S/A (BHTrans), Diogo Oscar Borges Prosdocimi.

Pampulha

Na terça-feira (12/4), estão previstas quatro visitas técnicas na Região da Pampulha, todas de autoria de Wilsinho da Tabu (PP). As duas primeiras visitas acontecem em pontos diversos da  Av. Professor Clóvis Salgado, no Bairro Bandeirantes. Às 8h, a comissão realiza visita à esquina da avenida mencionada com Rua Casablanca para verificar sinalização vertical, fluxo de trânsito, pintura das faixas de segurança e estudo de implantação de um semáforo no local. O vereador explica que o cruzamento é extremamente perigoso e tem acidentes constantes, provocando insegurança ao comércio local e moradias próximas. 

Às 9h, está agendada visita  outro ponto da avenida, na altura do nº 747, também no Bandeirantes, para verificar a possibilidade de melhoria da sinalização vertical, fluxo de trânsito, pintura das faixas de segurança e estudo de implantação de quebra-molas.  Wilsinho da Tabu disse que há um grande número de moradores no condomínio adjacente que ficam em situação perigosa para a entrada e saída em suas residências devido à velocidade dos carros que trafegam na avenida. 

A Rua Bony Marcelo, esquina com Avenida Santa Terezinha, no Bairro Serrano, é o endereço da visita técnica com início previsto para as 10h. Melhoria da sinalização vertical, fluxo de trânsito, pintura das faixas de segurança, estudo de mudança de circulação e alteração do sentido de trânsito da via são alguns dos objetivos da visita. Para o vereador, estas medidas são fundamentais para garantir a segurança de estudantes e famílias do entorno do local. 

Às 11h, a comissão visita a Avenida Santa Terezinha, nº 1064, no mesmo bairro. Segundo Wilsinho, o endereço mencionado é de uma escola que tem um grande número de crianças. Os alunos, pais e professores correm risco durante a travessia da via. Serão verificados aspectos como melhoria da sinalização vertical, fluxo de trânsito, pintura das faixas de segurança e estudo de implantação de quebra-molas. 

Para todas as visitas realizadas na terça-feira foram convidados a coordenadora de Atendimento Regional Pampulha, Neusa Maria da Silva Oliveira Fonseca, e a BHTrans.

Superintendência de Comunicação Institucional